Brasileiro se torna sedentário antes dos 34 anos, revela pesquisa
Região Sul é a terceira mais sedentária do País
Quase noventa por cento dos brasileiros que abandonaram atividades físicas e esportes o fizeram antes dos 34 anos. Os dados fazem parte da Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada hoje pelo Ministério do Esporte, no Rio de Janeiro. Pesquisadores de universidades federais da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Amazonas participaram do diagnóstico, que contou com dados de 2013.
O estudo verificou a idade em que as pessoas que praticavam atividades físicas ou esportes deixaram de ter esse hábito, e chegou à conclusão de que 45% delas se tornaram sedentárias entre os 16 e os 24 anos de idade.
O ministro do Esporte, George Hilton, destacou que a pesquisa mostra que o abandono, nessa faixa etária, está relacionado com o ingresso no mercado de trabalho. Na faixa etária seguinte, de 25 a 34 anos, 18% abandonaram a prática. O início do sedentarismo se dá antes dos 15 anos para 26,8% dos que já praticaram esporte ou atividade física e pararam.
Para o ministro, o fortalecimento do esporte na escola é a principal forma de combate ao abandono. “O desporto escolar precisa ter protagonismo, para que, quando o jovem sair da escola, continue tendo vontade, gana e desejo de praticar esportes”.
Segundo a pesquisa, 58,8% das pessoas que confirmaram não praticar esportes alegaram não ter tempo e estar dando prioridade a outras coisas, como estudar, trabalhar ou cuidar da família. Outras 11,8% declararam ter preguiça, desinteresse ou desmotivação, e 9,5% levantaram questões de saúde.
No Sul, 22,4% das pessoas sedentárias disseram ter consciência dos riscos, mas não se esforçar para mudar. Outros 22,8% afirmaram não gostar de esportes ou atividades físicas e 28,9% disseram não ter tempo. Com índice de 39,3%, a região é a terceira mais sedentária do País, atrás do Sudeste e do Centro-Oeste.