Assistência Social inicia busca ativa para acolher moradores de rua em Camaquã
Prefeitura ampliou vagas no albergue municipal e equipes realizam busca ativa de moradores de rua
A Prefeitura de Camaquã e a Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social intensificaram a busca ativa para acolher moradores de rua de Camaquã. Nesta semana, foi amplioado o número de vagas do albergue municipal.
A SEMTDS também está realizando buscas ativas para convidar as pessoas em situação de rua para que se abriguem durante a noite no albergue.
A iniciativa de abrir mais vagas no albergue começou com a possível chegada do ciclone e a preocupação do Poder Público camaquense de garantir mais segurança e conforto aos que moram nas ruas.
Foi então que a SEMTDS encontrou parceiros que disponibilizaram camas e colchões para que fossem abertas 15 novas vagas.
As equipes da secretaria realizaram a montagem dos beliches numa extensão do albergue municipal, neste espaço foi possível disponibilizar 12 vagas aos moradores em situação de vulnerabilidade social.
Já na sede do albergue foi possível agregar mais 3 vagas, totalizando 15 novas vagas para este período de inverno.
Além disso, o secretário da pasta, Diego Garcia, junto com assistentes sociais da SEMTDS, estão realizando buscas ativas de pessoas em situação de rua por todo o município.
No primeiro dia de buscas nove pessoas aceitaram dormir no albergue. O espaço também oferece janta e café da manhã para os abrigados.
O programa Manhã Show desta sexta-feira, 20 de maio, recebeu o secretário, acompanhado da assistente social Ana Gomes, que falaram sobre a importância do acolhimento, tanto para oferecer um teto aos moradores de rua em vulnerabilidade social, quanto para oferecer apoio de psicológico e de saúde aos mesmos.
Assista a entrevista completa: