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Sartori irá liderar inclusão de trecho ferroviário que passará por Camaquã

Camaquã está no traçado da Ferrovia Norte-Sul


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 26/10/2015 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A pedido da bancada gaúcha no Congresso Nacional, o governador José Ivo Sartori aceitou liderar o processo de inclusão do trecho Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da Ferrovia Norte-Sul no programa de concessões do governo federal.

Em reunião nesta segunda-feira (26), no Palácio Piratini, Sartori comprometeu-se em coordenar o processo unificado dos três estados do Sul junto ao Ministério dos Transportes e contribuir na busca de investidores. O órgão já acenou com a possibilidade de que o trecho integre uma segunda fase do plano nacional de concessões.

Ferrovia Norte-Sul

“O importante é ter o projeto definido”, afirmou o governador, enquanto o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, defendeu a importância de a obra começar pela Região Sul do Estado, em razão da proximidade com o Porto do Rio Grande.      

Os coordenadores da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso, deputados federais gaúchos Giovani Cherini e Jerônimo Goergen, afirmaram que o trecho Sul está no Orçamento da União. “Porém, sabe-se que não há recursos”, disse Goergen. Ambos lembraram que a preocupação da bancada foi agravada quando, em 9 de junho desde ano, o governo federal lançou o Programa de Investimentos em Logística e o traçado da ferrovia para Panorama (SP), Chapecó (SC) e Porto do Rio Grande (RS) não foi contemplado.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho Sul, iniciado em 2012, está concluído e custou R$ 9,8 milhões. O levantamento tem validade de cinco anos e abrange 1.731 quilômetros, sendo 833 quilômetros em solo gaúcho. O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 em SC e 29 no RS.

Entre os municípios gaúchos inclusos no traçado da ferrovia, estão Seberi, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Camaquã e Rio Grande.     

A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos.

Participaram da reunião os deputados federais Covatti Filho, José Stédille, Dionísio Marcon, Pompeu de Mattos; e os deputados estaduais Zilá Breitenbach, Gilberto Capoani, João Fischer, Eduardo Loureiro, Missionário Volnei, representantes de parlamentares e prefeitos de cidades onde deverá passar a ferrovia.   


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