Representantes do Grupo 5 de Maio contestam fundação de Camaquã
Grupo defende que a cidade foi fundada em 5 de maio de 1851 por Manoel da Silva Pacheco, alterando o aniversário da cidade; entenda
Na manhã desta quinta-feira, 6 de maio, Nilza Tessmann e Roberto Stepanski, representantes do Centro de Estudos Histórico Geográfico Folclórico Social 5 de Maio, participaram do programa Manhã Show da ClicRádio. Os convidados lembraram como o grupo se formou e trouxeram referências que sustentam a defesa de que Camaquã foi fundada em 5 de maio de 1851 por Manoel da Silva Pacheco.
De acordo com Roberto as datas que constam no Brasão de Camaquã não são verdadeiras. Ele afirmou que a data de 1815 foi a assinatura de uma previsão para tentar criar uma capela curada. De acordo com Roberto, a fundação da cidade é marcada pela compra de um terreno por Manoel da Silva Pacheco.
Em 5 de maio de 1851, ele comprou um terreno que se estendia por cerca de 1,5km ao leste do Arroio Duro. Essa área corresponde ao perímetro urbano de Camaquã ao lado do Arroio Duro, e se estendendo até onde hoje fica o Centro da cidade, nas proximidades da Prefeitura de Camaquã.
Saiba mais detalhes sobre as evidências que corroboram com a fundação de Camaquã em 5 de maio de 1851, apresentada por Roberto na matéria de Elias Bielaski: Grupo defende comemoração do aniversário de Camaquã em 5 de Maio