Sinal analógico de TV deixa de operar em Camaquã e região em 2018
Região Sul do estado deixará de receber este tipo de sinal em 25 de Novembro de 2018
Os municípios da região devem deixar de receber o sinal analógico em Novembro de 2018. A informação consta em portaria do Ministério das Comunicações e fala sobre o decreto nº 5.820, de 26 de junho de 2006, que dispõe sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD-T.
A campanha de desligamento da TV analógica é obrigatória e começa um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. Nesse período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. No início da campanha, os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal da TV é analógico.
Como converter o sinal
As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso adquirir um conversor digital e, possivelmente, uma antena apropriada até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção do sinal digital.
Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá obter informações em uma página da Seja Digital na internet ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147.
Programa de Distribuição de Kits
O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.
A sua TV vai ter muito mais qualidade de imagem e som com a TV Digital.