São Lourenço do Sul promove 11º Mental Tchê
Começa nesta quarta-feira (06) o 11º Mental Tchê, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. Com objetivo de fortalecer a luta antimanicomial o evento reúne trabalhadores da área de saúde mental, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores, residentes, estudantes e simpatizantes da causa e acontece até a sexta-feira (08). As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas através do site https://eventioz.com.br/e/mental-tche-2015. Na quarta-feira (06), acontece o I Fórum de Redução de Danos, seguido do debate Ágora – Reforma sanitária, psiquiátrica e redução de danos e Política de drogas – Proibicionismo, além de apresentações culturais. A noite acontece o tradicional Luau Mentaleiro no Camping.
A luta antimanicomial em São Lourenço do Sul começou em 1988 com a criação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nossa Casa que foi o segundo CAPS do Brasil. A Rede de Saúde que compõe a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS do município conta com dois Hospitais Gerais, um rural e um urbano, este que possui 30 leitos de Atenção Integral em Saúde Mental, duas Composições de Redução de Danos, um Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS NOSSA CASA), um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas III 24 horas (PÉROLA DA LAGOA) e um Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil (SACI), ambos com atendimento regional, uma oficina de Geração de Renda (LOKOMOTIVA), treze Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que onze operam no modelo de Estratégia de Saúde da Família – ESF e todas contam com Oficinas Terapêuticas na Atenção Básica e Apoio Matricial em Saúde Mental realizado através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Paralelo às atividades do Mental Tchê acontecem durante os três dias rodas de conversa para abordar os seguintes temas: Saúde Mental e Racismo; Fazeres e Aconteceres nos CAPS AD III; Instrumento de avaliação da Saúde Mental: Quality Rights; Percurso formativo no RAPS; Redução de Danos; Geração de Renda e Economia Solidária; Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência; Interdição: O que é possível e o que limita?; Formação; e coletivo gaúcho de residentes. Também acontecem exposições de obras de arte e o espaço “Sem Medo” com a disponibilidade de selfies que serão projetadas no telão durante o evento. Prestigie.
Confira a programação completa do 11º Mental Tchê:
Quarta-feira
– I Fórum de Redução de Danos no Mental Tchê
– 8h às 10h: Acolhimento e credenciamento
– 9h30min: Ágora – “Reforma sanitária, psiquiátrica e redução de danos”
– 12h: Intervalo para almoço
– 13h30min: Ágora – “Política de drogas – Proibicionismo: Onde estamos e para onde vamos?”
– 15h30min: Apresentações culturais
– 17h: Abertura 0ficial
– 19h: Caldo lourenciano
– 21h: Luau Mentaleiro no Camping
Quinta-feira
– 9h30min: “Política de drogas e clínica”
– 11h: Apresentações culturais
– 12h: Intervalo para o almoço
– 13h: Lançamento estadual das produções: “Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência – Tecendo Redes” e “ Fórum Nacional de Saúde Mental Infanto-Juvenil: recomendações de 2015 a 2012”
– 13h30min: Ágora: “Desinstitucionalização”
– 15h30min: Apresentações culturais
– 17h: Apresentação grupo de teatro “Nau da Liberdade”
– 22h: Festa Psique Music no Iate Club
Sexta-feira
– 10h: Ágora: “Formação em Coerência com a Reforma Psiquiátrica”
– 12h: Intervalo para o almoço
– 13h30min: Apresentações Culturais