Recebe alta copiloto que realizou pouso forçado em Eldorado do Sul
O comandante, que teve fratura num dos braços, será transferido para cirurgia para um hospital do Rio de Janeiro; o caso segue sendo investigado
O copiloto da aeronave que fez um pouso forçado na sexta-feira (20), em Eldorado do Sul, recebeu alta hospitalar. Ele teve ferimentos considerados leves, foi atendido e liberado. O comandante, que teve fratura num dos braços, será transferido para cirurgia para um hospital do Rio de Janeiro.
“Estamos preocupados com a saúde deles. Eles estão bem. Aguardamos as investigações para entender o que pode ter acontecido e para os nossos processos internos”, afirma um dos diretores da Sales Serviços Aéreos, empresa dona do avião, Rogério Sales.
A aeronave havia saído de Jundiaí, em São Paulo, para entrega de uma carga de peças automotivas na região metropolitana de Porto Alegre. O piloto pousaria no Aeroclube de Eldorado do Sul, mas, por um problema cuja natureza ainda está sendo investigada, desceu numa lavoura de arroz, a dois quilômetros do local, perdendo a asa esquerda após a colisão com o solo. Conforme Sales, houve perda total do avião. A carga transportada não teve danos. Segundo o diretor, é a primeira vez que ocorre um acidente como esse envolvendo aeronaves da empresa. O avião já foi retirado do local e deve ser levado para São Paulo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou nota sobre o caso:
“Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SHN, nesta sexta-feira (20), em Eldorado do Sul (RS). Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação da ocorrência. O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Informações: GZH