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Prefeita adverte para risco de queda de ponte em Arambaré

Ponte João Goulart sobre Arroio Velhaco tem parafusos esfarelando e má conservação


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 04/06/2015
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após a queda de uma ponte centenária em Jaguari, no fim de semana, a prefeita de Arambaré, Joselena Scherer, alertou nesta quarta-feira, durante o programa “A Cidade É Sua”, da Rádio Guaíba, para o risco de a estrutura de madeira, que liga o município a Tapes, no litoral Sul, também desabar. A ponte foi construída em 1962 e reconstruída em 1994, após uma enchente ocorrida dois anos antes. O município, desde então, só realizou a manutenção da pintura e dos trilhos do local.

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) apontou o risco e o mau estado de conservação em vistoria realizada em 2013. Conforme a chefe do Executivo, a Prefeitura reuniu documentos comprovando que é do Estado a responsabilidade pela conservação estrutural. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizou um reparo emergencial em novembro. “Desde a inspeção, buscamos uma resposta com o governo. Eles realizaram avaliação e colocaram calços devido ao estado de corrosão”, explica a prefeita.

Segundo Joselena, após a manutenção emergencial, o Daer se comprometeu a renovar os trilhos em março deste ano, o que não ocorreu. O órgão foi procurado pela reportagem e ainda não se manifestou.

Crea: situação é precária em várias cidades 

Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Melvis Barrios Júnior, ressaltou que a estrutura de pontes no Rio Grande do Sul é precária em várias cidades. “A nossa infraestrutura rodoviária se aproxima dos 50 anos de uso, muitas vezes, sem manutenção. Soma-se a isso o enorme fluxo de caminhões. Essas obras de arte, com isso, não conseguem suportar”.

O especialista chama a atenção para a falta de recursos financeiros e humanos para a manutenção de pontes e da malha asfáltica. O engenheiro defende a concessão das rodovias gaúchas. Nos próximos dias, a Secretaria de Planejamento pretende apresentar um projeto de privatização de trechos das BRs 386, 116, 285 e 290.


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