Ospa se apresenta em Camaquã nesta segunda
Nesta segunda-feira, dia 31, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inicia sua série de concertos no interior do Rio Grande do Sul na temporada 2014. A primeira cidade a recebê-la é Camaquã, que está completando 150 anos. A apresentação gratuita, às 20h30, na Igreja Matriz São João Batista, dentro do projeto “Ospa nas Igrejas”, tem regência da jovem maestrina gaúcha Alexandra Arrieche.
Nascida em Rosário, no sudoeste do estado, Alexandra Arrieche vem se destacando na nova geração de regentes. Venceu prêmios internacionais importantes em sua área e atua como regente assistente da Orquestra Sinfônica de Baltimore, nos Estados Unidos.
O programa inicia com a abertura da ópera “O Guarani”, obra-prima do brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836- 1896), amplamente conhecida como tema do programa radiofônico “A voz do Brasil”. Na sequência, a orquestra apresenta o prelúdio de “O Garatuja”, lembrando os 150 anos de Alberto Nepomuceno (1864-1920), fundador do modernismo musical brasileiro. Com “O Garatuja”, ele pretendia compor a primeira ópera genuinamente brasileira. Nutria por ela especial apreço, mas a deixou inacabada. O concerto encerra com um dos monumentos da música ocidental, a “Sinfonia nº 5” do alemão Ludwig van Beethoven (1771-1827), famosa em especial por seu tema inicial, mesmo entre aqueles que não são ouvintes assíduos do repertório da música de concerto.
No dia anterior (domingo, 30), a orquestra e Arrieche apresentam o mesmo concerto em Porto Alegre, às 20h30, com entrada franca, na capela do Colégio Anchieta.
Mais informações no site www.ospa.org.br ou pelo telefone 3222-7387.