Novos veículos são entregues a comunidade lourenciana
Cerimônia de entrega dos veículos ocorrem na manhã desta quarta-feira (19)
Três novos veículos irão qualificar o atendimento das demandas e a prestação de serviços em São Lourenço do Sul. Uma ambulância, um caminhão basculante e uma caminhonete foram entregues pela Prefeitura à comunidade lourenciana em uma cerimônia realizada na manhã de quarta-feira (19), ao lado do prédio do Executivo. A solenidade contou com a presença do prefeito Daniel Raupp, do vice-prefeito Gilmar Lüdtke, representantes do Legislativo, autoridades locais e lideranças da comunidade.
A nova ambulância será utilizada no atendimento as demandas da Secretaria Municipal de Saúde. O veículo foi entregue pela Unimed à Prefeitura em novembro de 2013, atendendo a uma das exigências do Executivo e do Conselho do Fundo de Assistência da Saúde ao Servidor (Fass), durante a licitação para contratação do plano de saúde dos servidores. Como vencedora do processo, a Unimed se comprometeu em disponibilizar uma ambulância para o município.
Uma caminhonete Chevrolet S10, cabine simples, foi entregue à Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) para a fiscalização ambiental. O veículo foi entregue através de um acordo firmado através de um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Mirim Aviação Agrícola e o Ministério Público. Além da entrega do veículo, o acordo também prevê a realização de um projeto de educação ambiental e a recuperação e estruturação do Horto Municipal.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) recebeu um novo caminhão basculante, adquirido através da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O veículo será utilizado pelas equipes da SMDR para a manutenção das estradas rurais.
Conservação do solo
O programa consiste na distribuição de calcário, insumos e corretivos de conservação do solo, de forma total ou parcialmente subsidiada pelo município aos proprietários ou arrendatários de terra e que possuam Inscrição de Produtor Rural. O projeto de lei disciplina e regra o acesso ao benefício e considera as características técnicas do solo lourenciano, como o elevado grau de acidez e a pobreza.
Atualmente, 43% da população lourenciana reside no meio rural, o que representa aproximadamente cinco mil propriedades rurais, muitas em situação de subsistência.