Família cristalense doa material para embelezar a entrada da cidade
Uma relíquia da família foi doada ao município
Para contar um pouco da história de uma carreta, uma verdadeira relíquia da família züge, que gentilmente cedeu ao município. No ano de 1957, quando o Sr. Reinoldo Züge casou-se com a Srª. Nelda Hübner Züge estabeleceram-se na localidade do Bom-Será, interior do município de Cristal onde montaram um alambique com o cunhado Edwin Hübner, onde produziam a especiaria em um galpão feito com telhas de madeira (Schindel), feitas pelos próprios colonos, que posteriormente passaram a trabalhar com o ofício da carpintaria, produzindo carroças e madeiramento para estufas secadoras de fumo de muitos outros moradores dos arredores.
Aos 81 anos, Reinoldo diz não poder dar datas com exatidão, mas por volta de 1972 alivia o trabalho dos bois que puxavam a lenha com uma carreta que utilizava a partir daí para o transporte da madeira até sua serraria.
A carreta foi utilizada pela família e vizinhos por muitos anos, até que surgiram os primeiros tratores no interior, foi quando o Sr. Reinoldo adquiriu um desses veículos e aposentou a carreta, porém, manteve-a no galpão em ótimo estado de conservação até os dias de hoje, quando fez a doação deste artigo histórico para que a entrada de nossa cidade pudesse ficar mais bela com o plantio de flores efetuado pela Prefeitura Municipal com a ajuda da florista Isete Maria Quevedo da floricultura Beija-Flor.
O Município de Cristal obteve uma grande quantidade de Mudas de Landana, flor escolhida para embelezar a cidade, pois florescerá o ano inteiro. Para aqueles que quiserem ter mudas desta flor enfeitando os seus jardins ou a frente de suas casas, basta procurar na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente, pois as mudas estão a disposição no Horto Municipal de Cristal e em breve haverá a produção de mudas no local.