Professora realiza compras utilizando apenas roupa íntima em supermercado em Curitiba
Ela afirma ter sofrido perseguição em supermercado
A professora Isabel Oliveira, de 43 anos tomou uma atitude drástica nesta sexta-feira (07), depois de passar por uma situação que pode ser caracterizada como racismo em um supermercado em Curitiba, no Paraná. Ela tirou a roupa, ficando apenas de calcinha e sutiã, para fazer compras, após afirmar que foi perseguida por seguranças do estabelecimento.
O ato foi gravado e Isabel afirma que decidiu voltar ao supermercado despida para terminar de comprar a lata de leite para a filha:
“Não devia nem comprar porque acho que um mercado que trata nossos corpos como uma ameaça não devia nem ter o nosso suado dinheiro, mas fiz questão de voltar para pagar a lata de leite que eu estava comprando antes de ser perseguida pelo segurança”, destalha a professora.
A professora explicou ainda que precisou “fazer um escândalo” na loja e que gritou para “ser tratada com dignidade”.
“Eu fui na delegacia, eles perguntaram se eles tinham se recusado a me atender, alguma coisa que caracterizasse como racismo, porque nada aconteceu, e o segurança só estava cumprindo o papel dele. O papel dele é perseguir uma pessoa preta no supermercado?”, indagou.
Por meio de nota, o Grupo Carrefour, que é dono dos supermercados Atacadão, disse que apurou o caso, mas não identificou nenhuma abordagem indevida.
Confira a nota na íntegra:
“A empresa informa que apurou o caso, ouvindo os funcionários e analisando as imagens de câmeras de segurança, e não identificou indícios de abordagem indevida. Desde as primeiras manifestações da cliente no local, a supervisão e a gerência da loja se colocaram à disposição para ouvi-la e oferecer o devido acolhimento. Lamentamos que a cliente tenha se sentido da maneira relatada, o que, evidentemente, vai totalmente contra nossos objetivos. A empresa possui uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de comportamento discriminatório ou abordagem inadequada. Realiza treinamentos rotineiros para que isso não ocorra e possui um canal de denúncias disponível, dando total transparência ao processo. Ressaltamos, ainda, que nosso modelo de prevenção tem como foco o acolhimento aos clientes, com diretrizes de inclusão e respeito que também são repassadas aos nossos colaboradores por meio de treinamentos intensos e frequentes.”
Fonte: Portal Terra