Vereadores destacam esforços do Legislativo para manterem o HNSA de portas abertas
Luciano Pereira Dias e Professor Claiton participaram do Bom Dia Camaquã desta quarta-feira (10).
Os vereadores Luciano Pereira Dias e Professor Claiton, realizaram nesta quarta-feira (10), suas participações semanais no Programa Bom Dia Camaquã. Nesta edição, os parlamentares destacaram a indecisão sobre o próximo gestor do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).
Na última terça-feira (09), as mantenedoras do HNSA realizaram uma reunião, onde foi apresentada uma chapa encabeçada pelo Dr. Horta Barbosa, mas o período de inscrições prossegue até o próximo dia 11, às 17h.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Luciano destaca que a Câmara de Vereadores é uma mantenedora, sendo responsável por um dos votos para a escolha do futuro presidente da instituição.
Assim, os parlamentares compreendem as dificuldades que a instituição enfrenta e a chapa vencedora terá o apoio do Legislativo, afirma o vereador.
Novos recursos
Segundo Luciano, nesta terça-feira (09), foi liberada uma liminar pelo governo federal, promovendo um repasse de R$1,2 milhões para o HNSA.
A entidade também receberá dos vereadores emendas impositivas de 2022, para maio deste ano, injetando um montante em torno de R$ 750 mil na entidade.
Questionado sobre uma avaliação da atual situação do Hospital, o vereador Claiton destaca:
“É um momento delicado, sabemos que o hospital vem de longa data com estas dificuldades e cada ano que passa agrava. E o que vem sendo feito são medidas paliativas e vem se empurrando. E essas medidas não resolvem mais o problema, precisamos buscamos a solução em conjunto. Percebemos que o poder Executivo vem buscando fazer a sua parte e precisaria um apoio muito maior dos municípios da região. Nessa questão aqui e está aqui o vereador Luciano, e a gente procura estar junto no que é melhor para o município. O poder legislativo como um dos mantenedores vem fazendo esse esforço ano após ano e isso o poder como um todo. Nós entendemos que o HNSA faz aquele atendimento mais complexo que a nossa comunidade precisa e tentar se deslocar para Porto Alegre e Pelotas seria um retrocesso muito grande”, afirma.
Inscrição para o pleito
Luciano explica que o estatuto do hospital é amplo, permitindo a candidatura de qualquer cidadão do município e enfatiza que não participará:
“Muitas pessoas me perguntam Luciano não vai ser Tu? Não pode, vereador não pode ser presidente do hospital porque é uma fundação e nós temos mandato e não da pra associar uma coisa a outra. Não pelo estatuto, mas pelo cargo que ocupo”, destaca o parlamentar.
A eleição deverá ocorrer no dia 12 de maio de 2023, também às 17h, no auditório do HNSA.