Vereador detalha possibilidade de pedágios na região de Camaquã
Vítor Azambuja (PP) falou sobre concessão da BR-116, que prevê duas novas praças de pedágios entre Camaquã e Porto Alegre, e pediu mudança no formato da audiência pública relacionada ao tema
A possibilidade da instalação de novos pedágios na região de Camaquã tem sido tema de debate na Câmara de Vereadores. Na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro, o programa Bom Dia Camaquã recebeu Vítor Azambuja, vereador pelo Progressistas, que participa semanalmente do espaço oferecido pela ClicRádio aos parlamentares da cidade.
Em sua participação, Azambuja demonstrou preocupação com a possibilidade e destacou que está buscando mudanças na audiência pública que foi anunciada pela Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT) em relação ao tema.
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A ANTT anunciou a realização de Audiência Pública nº 10/2022, com objetivo de tornar público, colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão do sistema rodoviário que compreende a BR-116/158/290/392/RS. Na BR-116, está incluso o trecho entre Porto Alegre/RS e Camaquã/RS.
De acordo com o órgão, a necessidade da concessão tem como princípio oferecer soluções para minimizar os possíveis gargalos existentes nas regiões a fim de reduzir a ocorrência de sinistros e acidentes graves, e em contrapartida apresentar melhorias nos níveis de serviços e fluidez do tráfego, bem como gerar mais empregos que consequentemente impactará na renda da região.
Vítor afirma que solicitou junto ao Deputado Jerônimo Goergen e ao Deputado eleito Marcus Vinícius de Almeida, que intercedam, junto ao Ministério da Infraestrutura, DNIT e ANTT, a suspensão da audiência pública marcada para esta sexta-feira (11/11), em Brasília.
Segundo ele, a audiência que visa discutir o projeto de concessão de rodovias federais no RS precisa ser realizada no próprio Estado: “O tema é de extrema relevância e impacto econômico, portanto, é inapropriado realizar audiência pública em Brasília para tratar deste assunto, distante dos gaúchos”, ressaltou.
Ainda conforme o parlamentar, há a previsão de duas praças de pedágios no trecho e os valores estariam acima do que pode ser considerado justo e coerente:
“A Metade Sul possui, entre Camaquã e Rio Grande, pedágios que figuram entre os mais caros do Brasil. Mais dois pedágios entre Camaquã e Porto Alegre, com valores exorbitantes, sufocaria ainda mais nosso desenvolvimento”, destacou.
Vítor ainda afirmou que além disso, uma concessão que entrega a responsabilidade de nossas estradas em contrato por 30 anos, não deve ser discutida e realizada às pressas, especialmente durante a transição entre dois governos com agendas, projetos e matriz de governança distintas.
Assista a participação completa:
A audiência também debate concessão da BR-290, entre o entroncamento com a BR-116/RS ( sentido Guaíba/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (São Sepé/RS); BR-158/RS – entre o entroncamento com a BR-285/RS (Panambi/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (Santa Maria/RS); e, BR-392 – entre o entroncamento com a BR-158/RS (Santa Maria/RS) e o entroncamento com a BR-471/RS (Santana da Boa Vista Maria/RS).
Os trechos rodoviários vão conectar as cidades de Porto Alegre, Camaquã, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Cruz Alta e Panambi, todas no estado do Rio Grande do Sul, com extensão total de 674,10 km.
A sessão pública realizada em Brasília/DF será transmitida no Canal ANTT no Youtube.