Proposta quer remoção de veículos em situação de abandono em via pública
Grande número de veículos abandonados na rua foi o que motivou a proposta
De autoria do deputado Vinicius Ribeiro (PDT), o PL 401 2013 dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação de abandono em via pública no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Para o autor da proposta, a prática de abandono de veículos em vias públicas tem se tornado recorrente nos municípios gaúchos, causando uma série transtornos em seu entorno.
“Por ocuparem espaço de estacionamento e circulação, além de contribuir contra o aspecto estético e urbanístico das cidades, ações de retirada desses veículos possibilitam a ampliação da rotatividade nas vias, garantindo mais vagas de estacionamento, contribuindo para um trânsito com maior fluidez e respeito ao espaço público”, argumenta o parlamentar.
Vinicius ainda destaca a importante questão de potencial risco à saúde pública, porque em um veículo abandonado, especialmente se for aberto, há o risco de acumular água parada, funcionando como um foco propagador de dengue e como vetor de outras doenças. Para ele, um veículo abandonado transformado em sucata torna-se também um potencial problema para o meio ambiente, poluindo o cenário urbano, o solo e o lençol freático, pela ocorrência de vazamento de óleo e combustível, além do risco de incêndio.