Lula embarca nesta quarta-feira rumo ao Japão para participar de reunião do G7
Líder de Estado atende evento como convidado e já tem encontros bilaterais marcados

O presidente Lula (PT) viaja nesta quarta-feira (17), o Japão, onde participará do engajamento externo da cúpula do G7 – onde reúne as maiores economias mundiais.
O chefe de estado atende ao convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que irá sediar o evento nos dias 20 e 21 de maio.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Além de economia, estarão nas pautas discutidas, a segurança alimentar global, a preservação ambiental e a guerra na Ucrânia.
Durante o evento, o presidente já tem encontros bilaterais marcados com representantes da Índia e Indonésia, nos quais deverão ser discutidos interesses mais diretos.
Esta edição marca a sétima participação de Lula em reuniões do G7 como convidado, marcando o retorno do Brasil no encontro com o grupo:
- 2003 – Cúpula de Évian-les-Bains, a convite da França;
- 2005 – Cúpula de Gleneagles, a convite do Reino Unido;
- 2006 – Cúpula de São Petersburgo, a convite da Rússia (então membro do G8);
- 2007 – Cúpula de Heiligendamm, a convite da Alemanha;
- 2008 – Cúpula de Hokkaido, a convite do Japão;
- 2009 – Cúpula de L?Aquila, a convite da Itália;
- 2023 – Cúpula de Hiroshima, a convite do Japão.
Fonte: SBT News