Prefeitura de Cristal e representantes de entidades se reúnem para debater o impacto das chuvas na produção local
As autoridades se reuniram para discutir e avaliar os impactos das recentes chuvas e inundações que assolaram o município
A Prefeitura Municipal de Cristal se reuniu com representantes dos sindicatos agrícolas e a EMATER/RS – ASCAR, na última segunda-feira (6), para discutir e avaliar os impactos das recentes chuvas e inundações que assolaram o município.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Nei Kruger e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristal, Sindicato dos Agricultores da Agricultura Familiar e Sindicato Rural de Cristal, a reunião delineou um quadro da situação enfrentada pelos agricultores e habitantes locais.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Desde o final de abril até o início de maio, Cristal foi atingido por chuvas intensas, acumulando um volume alarmante de 460 mm. Essas condições climáticas extremas desencadearam transbordamentos de rios e inundações, resultando em perdas nas lavouras, bem como na pecuária leiteira.
Os pilares da economia local, arroz e soja, sofreram perdas significativas tanto em volume de produção quanto em qualidade dos produtos. Segundo o Executivo Municipal, o momento crítico das chuvas coincidiu com o período de colheita, intensificando os danos às áreas ainda não colhidas.
De acordo com a prefeitura, as estimativas iniciais apontam para prejuízos irreversíveis, cujos dados foram levantados em colaboração com agricultores locais, sindicatos e órgãos governamentais. No entanto, o cenário pode se agravar caso as condições climáticas adversas persistam, impactando ainda mais a produção agrícola e pecuária.