Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • CMQ 01 010 (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

“É necessária uma mudança de rumos em Camaquã”, afirma Beto Grill

Durante entrevista, Beto Grill afirmou que Camaquã está sendo governada há 20 anos pelo mesmo modelo político; Controle Geral recebeu também o pré-candidato à vice-prefeito, Renato Nogueira, que falou sobre a aliança "Novos Rumos Camaquã"


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 26/04/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã deste sábado (25), o programa Controle Geral recebeu os representantes da aliança “Novos Rumos Camaquã”. Um dia após o anúncio oficial da pré-candidatura de Jorge Alberto Grill (Beto Grill) e Renato Nogueira como candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, os representantes dos partidos estiveram no programa da ClicRádio para falar sobre a aliança.

Além de Beto Grill, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que participou por Skype, o apresentador Elias Bielaski também conversou com o pré-candidato a vice-prefeito, Renato Nogueira e o vereador Profº Claiton Silva, ambos representando o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e com o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Maiquel Oliveira.

No primeiro bloco, o médico Beto Grill, que está em quarentena por fazer parte do grupo de risco, falou sobre a motivação pela escolha dos nomes para a chapa majoritária para a eleição de 2020. Segundo ele, haviam diversos nomes qualificados dentro da coligação e que após muito diálogo entre os membros das executivas partidárias, se chegou ao consenso entre ambos os nomes. “Nós tínhamos, felizmente, neste grupo, diversas pessoas com todas as condições de serem protagonistas desse processo”, afirmou.

Beto destacou a liderança de Antônio Carlos Copes, André Osvaldt, Profº Leandro Barbosa e o ex-prefeito Hermes da Rocha como outros nomes fortes e que foram cogitados durante as reuniões. “Espero que nós tenhamos dois prefeitos”, destacou, se referindo ao desejo de que Renato Nogueira também seja protagonista, caso sejam eleitos no pleito de 2020.

De acordo com Grill, Camaquã está há vinte anos sendo administrada por um mesmo modelo político, com um mesmo tipo de pensamento e uma pequena alternância entre as pessoas que fazem parte do Governo. “É necessária uma alternância de poderes, uma mudança de rumos!”, ressaltou.

Confira a entrevista completa a partir de 1h de transmissão:

 

Proposta de um Governo democrático

Maiquel Oliveira, vice-presidente do diretório do PT em Camaquã, abriu o segundo bloco da entrevista e destacou os motivos pelos quais o partido acreditou no modelo proposto. Segundo ele, o descontentamento com a situação atual do governo municipal foi um dos principais motivos da formação da aliança, após pré-candidatura do Profº Leandro e o debate com os demais partidos.

De acordo com Oliveira, há uma afinidade política histórica entre os partidos que formam a aliança. O partido, que é representado por Marco Longaray e Marivone Ramos na Câmara Municipal de Vereadores, está preparando a nominata para a próxima eleição e espera aumentar sua votação. Ainda segundo ele, o governo do prefeito Ivo de Lima Ferreira não mostrou respostas adequadas aos grandes problemas da cidade. “O prefeito teve inúmeras dificuldades nesse diálogo”, ressaltou, se referindo à relação com a Câmara.

“Na construção dessa aliança, o partido […] está muito confortável com as pessoas que representam essa chapa”, destacou. Ele ainda ressaltou que é importante a apresentação da chapa com antecedência para que se tenha um maior tempo de debate junto aos eleitores.

Segundo Maiquel, o principal objetivo é a construção de um governo democrático e que esteja focado em ouvir e governar para as pessoas. “Ninguém está aqui para atacar ninguém. Mas a gente tem uma alternativa para a cidade […]. Tu não consegue mudar uma lógica de atuação dentro de um processo se tu continuar aplicando sempre a mesma fórmula”, pontuou. Segundo ele, é precisa uma mudança de forma de se governar em Camaquã, que tem a mesma fórmula há vinte anos.

 

Harmonia entre os poderes

O vereador e professor Claiton Silva falou sobre a importância da harmonia entre os poderes municipais. “Respeitando as proporções, o que o Bolsonaro tá fazendo lá, ele tá fazendo aqui”, ressaltou Silva, se referindo às atitudes do prefeito Ivo de Lima Ferreira. O professor destacou que é necessária a construção de diálogo e pra isso, é preciso que os representantes do Poder Executivo estejam dispostos à “transitar” entre a Câmara e a Prefeitura.

Segundo o Profº Claiton, presidente do PDT, a aliança que também conta com o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), espera receber o apoio de outros partidos. Segundo ele, os representantes estão abertos a conversação e buscam apoio daqueles que corroborem com os ideiais e com as propostas da aliança.

 “Viemos de uma administração pífia em Camaquã. Essa é a realidade. Uma administração capenga”, destacou o vereador. Segundo ele, o próximo governo terá de trabalhar para reestabelecer a ordem em diversas esferas de atuação na cidade.

Claiton também destacou a importância de ter nomes fortes dentro da aliança, como os de Copes e Profº Leandro. Segundo ele, haviam especulações de que a aliança não daria certo por vaidades e que o excesso de “nomes fortes” poderia atrapalhar o processo. Ainda de acordo com ele, todos os membros estão comprometidos com a causa, tendo em vista o momento, e a união entre todos será fundamental.

 

Tempo a favor

O candidato a vice-prefeito, Renato Nogueira, iniciou sua fala destacando, também, a harmonia entre os poderes. O principal destaque quanto à eleição ao Poder Legislativo é que, segundo ele, o PDT larga na frente em uma das princiais alterações da próxima eleição: a proibição de coligação entre partidos para a eleição de vereadores. Renato destacou que na última eleição, o partido já concorreu de maneira “solo”, sem coligação proporcional, na eleição para vereadores.

Ele também destacou que o fato da aliança ter sido a primeira a ser anunciada no cenário municipal, as demais terão que se pautar e se orientar através dela. Segundo Renato e os demais participantes, a construção da aliança iniciou em 2018 e se consolidou com o tempo. “A maturidade política prevaleceu”, destacou. O pré-candidato destacou que todos os membros do partido tem voz e se manifestaram antes da escolha dos nomes e que após finalizado o processo, a aprovação se deu por unanimidade.

Renato ainda ressaltou que o PDT foi convidado diversas vezes e abriu votação em quatro oportunidades para entrar no governo Ivo de Lima Ferreira, sendo que todas os convites foram recusados. 

O pré-candidato ainda falou sobre a importância de Beto Grill como pré-candidato à prefeito: “Não que eu não me sinta em condições de estar. Mas eu tenho que ter a consciência e a humildade de saber que eu não teria a mesma capacidade de Beto Grill de fazer isto hoje”, ressaltou. Renato destacou que é necessário que se pense em Camaquã como um pólo regional e que os representantes do Poder Executivo trabalhem para isso. Segundo ele, a aliança está preparada e Beto Grill é o melhor nome para representar este projeto.

 

Novos Rumos Camaquã

Durante a manhã desta sexta-feira (24), o coletivo “Novos Rumos para Camaquã” definiu Beto Grill e Renato Nogueira como pré-candidatos à Prefeitura de Camaquã na eleição de 2020. A aliança é formada por Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A possibilidade de chapa encabeçada por Beto Grill e Renato Nogueiro já havia sido tema de entrevista na ClicRádio em fevereiro. Na oportunidade, Beto afirmou que a intenção dos partidos era “desenvolver um trabalho alternativo, viável e com os pés no chão”. Clique aqui e assista a entrevista completa

A definição final da chapa que concorrerá ao cargo máximo do Poder Executivo municipal ocorreu durante a noite desta quinta-feira (23), em reunião realizada no diretório municipal do PDT. De acordo com membros do partido, a chapa formada por Beto Grill e Renato Nogueira foi aprovada por 29 dos 30 membros da executiva. A dupla ainda depende de aprovação durante as convenções partidárias, que ocorrem entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. 

Em nota oficial, o coletivo ainda afirmou que está buscando apoio de novos partidos que compactuem com seu projeto de gestão: “Assumindo um compromisso com o desenvolvimento do município através de um novo projeto de gestão, o Coletivo vai procurar outros partidos que comunguem das ideias de mudança para ampliar a base de sustentação da proposta”.


  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • 970×90
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19