Apaes de todo o Estado lotam plenário da Assembleia Gaúcha
O deputado Ernani Polo homenageou os 60 anos do movimento Apaeano no Brasil
Alunos, professores, funcionários e colaboradores de Apaes de todo o Rio Grande do Sul lotaram o plenário da Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (27) na homenagem aos 60 anos do movimento Apaeano no Brasil, prestada pelo deputado Ernani Polo (PP) no grande expediente. Atualmente, existem 209 APAES no Estado e 2.125 no Brasil. Segundo o IBGE, 10% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, física, com doenças raras ou intelectual.
Em seu discurso, Ernani Polo manifestou a importância de aproximar o Parlamento de cada uma das APAES existentes no Rio Grande do Sul como forma de maior integração com o movimento: “De uma forma ou de outra todos nós temos limitações. Somos muito capazes em determinadas iniciativas e temos dificuldades em tantas outras. Não raro precisamos de auxílio e compreensão. Está no entendimento de que ninguém é perfeito e que todos, em algum momento, necessitamos de apoio. Portanto, esta é a chave da socialização e da igualdade para as pessoas com deficiência. Esta compreensão é o caminho para a inclusão”, manifestou.
Projeto de Lei
Ernani Polo está protocolando na Assembleia um projeto de lei que prevê uma cota para pessoas com deficiência em contratos de terceirização do Estado. Nos concursos públicos esta prática já é adotada. O parlamentar ressaltou também a aprovação da lei ordinária 13.320, em 2009, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Rio Grande do Sul e os avanços já obtidos após a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, da qual é o coordenador, como a isenção de ICMS na aquisição de veículos por deficientes conduzidos por terceiros. “Antes, apenas possuíam o benefício pessoas com deficiência condutoras do próprio veículo. Agora, trabalhamos para aprovar nosso projeto que estende a isenção do IPVA. São medidas que tomamos em conjunto com a FEAPAE-RS e que visam uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência”, diz o deputado.
Na ocasião, foi entregue uma placa, oferecida pelo Parlamento gaúcho, à Federação Nacional das Apaes, em homenagem aos 60 do movimento. Ainda durante a solenidade, a banda marcial de Novo Hamburgo realizou apresentação de três peças, regidas pelo maestro Adair Leal.