Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

02 de dezembro de 2024

    Vereador de Palmares do Sul é preso em operação contra desvio de doações no RS

    Filipe Lang (PT) foi preso em flagrante após ser encontrado um revólver em situação irregular em sua residência


    Por Pablo Bierhals Publicado 10/06/2024
    Ouvir: 00:00
    FOTO 180×720 (85)
    Foto: MPRS/Divulgação. Operação Desvio.

    O vereador Filipe Lang (PT), de Palmares do Sul, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante em operação contra desvio de doações no estado. A prisão ocorreu no último sábado (8), após ser encontrado um revólver em situação irregular em sua residência. As informações são de GZH.

    Esta é a segunda etapa da operação contra desvio de doações às vítimas da enchente na região, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) com participação da Polícia Civil.

    📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

    Conforme divulgado pela GZH, no início da semana foi apreendido um caminhão que teria sido utilizado por Lang para transportar donativos. O vereador, que também é pré-candidato a prefeito no município, teria intermediado a distribuição de 18 toneladas de alimentos e roupas. Outro alvo da operação foi o vereador Polon Backes de Oliveira, do União Brasil. Ele é pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Lang.

    No total, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na área central de Palmares do Sul e também no Balneário de Quintão, que pertence ao município.

    “Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito. E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas”, disse o promotor Mauro Rockenbach.

    Já o promotor Leonardo Rossi ressalta que “outra prova obtida, já que parte dos donativos foi localizada na operação deflagrada no início da semana, é referente ao local e a forma como foram distribuídos os materiais. A ação deste sábado visa obter mais comprovações”.

    Felipe Lang foi liberado após pagamento de fiança. Ao ser ouvido, o vereador alegou que a arma apreendida (e que motivou sua prisão) é velha, presenteada por um avô. E que não foram encontrados com ele donativos (embora ele tenha repassado doações e divulgado isso em vídeo).

    Operação Desvio 1

    Deflagrada na última terça-feira, os alvos da Operação Desvio 1 foram três suspeitos, sendo um deles pré-candidato às próximas eleições. Os crimes praticados por um vereador, sua companheira e um secretário municipal foram apropriação indébita, peculato e associação criminosa. Os donativos também foram encaminhados para prováveis eleitores de um dos suspeitos.

    Foram cumpridos quatro mandados de busca em Palmares do Sul e em Mostardas, cidade vizinha. Além dos promotores Rockenbach e Rossi, a ação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e André Dal Molin, além do delegado Antônio Ractz.