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Três novos casos de estelionato são registrados em Camaquã

Em menos de 20 dias, 11 novos casos foram registrados após golpes na Internet, clonagem de Cartão e vendas por WhatsApp


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 09/04/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foram registrados no último plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, três novos casos de estelionato tendo como vítimas, moradores de Camaquã. Chega a seis o número de casos registrados apenas no mês de abril, totalizando onze apenas nas últimas três semanas.

O primeiro caso, em que a vítima preferiu não ter sua identidade revelada, foi registrado após a averiguação de movimentações bancárias estranha à dona da conta, tendo em vista que seu cartão foi utilizado para realizar uma compra via internet e nem ela, nem nenhuma pessoa com sua autorização realizou esta ação.

A vítima procurou a instituição bancária e foi informada que o cartão utilizado seria bloqueado e que não geraria prejuízo financeiro. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para averiguar quem fez a compra, qual o produto adquirido e onde deveria ser entregue, bem como identificar em que momentos os dados da vítima foram clonados ou utilizados de forma indevida.

O segundo caso aconteceu após um consumidor camaquense ter seu crédito negado ao realizar compras no comércio. A vítima buscou o representante do SPC em Camaquã e descobriu que existia uma cobrança pelo estado do Mato Grosso do Sul, em julho de 2018, num valor de R$1.400,90.
A vítima alegou nunca ter efetuado compras fora do estado e acredita que seus dados foram utilizados de forma indevida. Relatou ainda que em fevereiro de 2018, perdeu sua CNH.

O terceiro caso registrado nesse plantão foi de um golpe aplicado via WhatsApp: um homem que se mostrou interessado em adquirir produtos oferecidos pela vítima através do site OLX, sendo estes uma máquina de sorvete, uma torre de resfriamento, um freezer e um liquidificador, totalizando o valor de R$18.000,00.

A negociação foi acertada e o comprador alegou ter feito um depósito. Com uma Volksvagen Saveiro branca, o suspeito fez a coleta dos produtos e não deixou nenhuma informação ou comprovante com a vítima, que também não pegou a placa do veículo.

Após, a vítima constatou que nenhum depósito havia sido feito e ao entrar em contato com o homem, o mesmo informou que devolveria os produtos por R$5.000,00. Na Delegacia, foram averiguados os dados fornecidos e constatados que os documentos utilizados pelo homem haviam sido copiados de outra pessoa.

  

Saiba como se prevenir 

1. Compra equivocada  

Por telefone, uma pessoa comunica que uma compra de valor elevado foi feita com o cartão do cliente. Ao tentar confirmar dados como nome, endereço, número de conta e de cartão, coleta as informações pessoais. A orientação é para jamais confirmar ou dar algum dado por telefone e preferir tratar de qualquer assunto na própria agência, de preferencia com o gerente.  

 2. Processo judicial  

Uma carta ou um telefonema avisa que o aposentado tem uma causa ganha na Justiça, mas que precisa pagar os honorários de um advogado ou custas processuais para receber a indenização. O depósito é feito normalmente em contas de laranjas e a pessoa nunca recebe nenhum valor. A polícia sugere, antes de fazer qualquer pagamento, procurar informações sobre o processo junto a associações de classe ou com advogados conhecidos.  

 3. Troca de cartão  

 Golpistas costumam instalar uma máquina para reter cartões no caixa eletrônico, normalmente em horários fora do expediente bancário e nos finais de semana. Se o cartão ficar retido, procure um funcionário credenciado dentro da agência ou deixe o cartão na máquina e, posteriormente, peça você mesmo para que seja cancelado. Sem a senha, não é possível fazer nada com o cartão. Às vezes é melhor deixar lá do que aceitar a ajuda de um estranho.  

4. Saidinha de banco  

Idosos nem sempre dominam tecnologia e às vezes têm dificuldade em fazer operações nos caixas eletrônicos. Golpistas se aproximam das vítimas identificando-se como funcionários do banco e oferecem ajuda. Dessa forma, acabam coletando dados pessoais como senha e código de segurança do cartão. A orientação é recusar ajuda de estranhos e procurar resolver pendências dentro da agência com funcionários credenciados.  

5. Bilhete Premiado  

Velho golpe no qual uma pessoa, normalmente aparentando origem humilde, diz ter ganho na loteria ou ter uma indenização a receber no banco. Mas sempre há um impedimento para receber o dinheiro. Há diferentes versões: ou está sem o documento, ou tem uma dívida no banco, ou a agência já está fechada e a pessoa precisa viajar para outra cidade. O golpista repassa à vítima os direitos do “prêmio” em troca de um valor mais baixo do que deveria receber e desaparece. “Não existe dinheiro fácil. Não tem como levar vantagem econômica de forma rápida. O problema é que muitos querem mesmo é ajudar e acabam sendo vítimas”, afirma o delegado Rafael Horácio.  

6. Carro do sobrinho  

Por telefone, uma pessoa pergunta a quem atende a chamada se ela sabe quem está falando. Chama-a de “tio” ou “tia” e tenta constranger falando que quem está do outro lado da linha se esqueceu do sobrinho (ou sobrinha) querido. Na conversa, tenta fazer com que a pessoa diga um nome de uma pessoa que conhece para, em seguida, dizer que é essa pessoa, contar que o carro quebrou no meio da estrada e pedir dinheiro para o conserto. 

Se a pessoa cai na narrativa, o golpista passa dados bancários na tentativa de conseguir dinheiro por meio de uma transferência ou depósito. A dica para não cair nesse golpe é tentar inverter a lógica e extrair da pessoa que ligou o maior número possível de informações, em vez de cedê-las. Tente conseguir o nome de quem te ligou, pergunte de quem é filho ou filha, onde está e qualquer outro detalhe capaz de identificar a pessoa. Na dúvida, desligue e ligue você para o sobrinho ou sobrinha que poderia ter ligado pedindo ajuda. 

 

 Como denunciar um crime através da Delegacia Online  

O atendimento rápido ao cidadão na hora de registrar uma ocorrência. Este é um dos objetivos da Delegacia Online disponível pela Polícia Civil para casos mais comuns e que são atendidos diariamente pelas Delegacias de Pronto Atendimento. O próprio cidadão pode registrar ocorrências como perda de documentos e objetos, localização de documentos e objetos, acidentes de trânsito com danos materiais (sem vítimas, sem fuga do local do acidente e sem sinais de embriaguez ao volante), perturbação da tranqüilidade e perturbação do trabalho e do sossego alheio, furto simples, calúnia, injúria, difamação e maus tratos contra animais.


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