Indicadores criminais demonstram queda dos crimes de abigeato na região de Camaquã
Macrorregião da DECRAB Camaquã acompanha queda dos crimes em todo estado


O Governo do Estado através da Secretaria da Segurança Pública, divulgou os dados relativos aos indicadores criminais em todo o território do Rio Grande do Sul, demonstrando que o mês de maio apresentou uma queda nos crimes contra a vida e contra o patrimônio. No meio rural, os crimes de furto abigeato alcançaram um dos menores índices, desde o ano de 2016, ocasião em que foi criada a Força Tarefa para Combate de Abigeato, ação exitosa que acabou originando as DECRABs.
Segundo o site da Secretaria de Segurança Pública, os dados demonstram que : “No campo, os registros de abigeato passaram de 380 em 2023 para 161 em maio deste ano, uma retração de 57%”.
A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato, a DECRAB Camaquã, é responsável por uma macrorregião composta por 161 municípios, o que corresponde à 32,39% do total dos 497 municípios gaúchos.
Em maio de 2023 a macrorregião da DECRAB Camaquã contabilizou 100 ocorrências de abigeato. Durante o mês de maio de 2024 os registros tiveram uma queda significativa, resultando em 33 ocorrências, demonstrando uma queda de 67%.
Dentro da área da 29ª DPRI que comporta os municípios de Amaral Ferrador, Arambaré, Dom Feliciano, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul e Camaquã, no mês de maio de 2023 ocorreram 12 registros, passando para 4 registros em maio de 2024, índices que representam uma queda de 66,67%.

