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Golpistas se passam por bancos e tentam aplicar fraudes no RS

A fraude consegue fazer com que o número que aparece na tela do celular seja o mesmo da instituição financeira da vítima


Por Kathrein Silva Publicado 04/03/2024
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Foto: Plantão Policial/Clic Camaquã

Golpistas burlaram o identificador de chamadas para se passar por bancos e aplicar fraudes no Rio Grande do Sul. A denúncia do falso call center foi veiculada na edição de sábado (2) do Jornal Nacional.

Conforme a moradora de Santa Cruz do Sul, que recebeu a ligação, o número que aparecia era idêntico ao da central telefônica que ela tinha armazenado na própria agenda do telefone. Durante o contato telefônico, um golpista perguntou se a consultora de vendas tinha feito compras e pagamentos de boletos no valor de R$ 16 mil. Para cancelar as despesas e receber o dinheiro de volta, ela teria que transferir a quantia para outra conta corrente. A mulher acabou realizando a transação.

Uma outra tentativa de golpe foi feita ao repórter Giovani Grizotti da RBS TV, na qual o número era igual ao do banco. Inicialmente, o jornalista ouviu uma gravação para confirmar uma suposta compra de R$ 4.790,00 pela internet. Após seguir o protocolo por não reconhecer a compra e informar uma senha errada, o golpista desliga o telefone.

Uma ferramenta será lançada para prevenir os golpes

O advogado e especialista em crimes cibernéticos José Milagre diz que são utilizados aplicativos para reproduzir o número dos bancos. Ele declara que estes números, idênticos aos de instituições oficiais, são falseados por meio de programas e sistemas que permitem que se altere o ID do originador da chamada, colocando, inclusive, o número de uma instituição financeira.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que deve implementar em abril uma ferramenta para bloquear chamadas adulteradas.

O diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Valter Faria, pontua que os “bancos trabalham de forma passiva, aguardando que o cliente ligue pros números das centrais de atendimento”.


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