Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

11 de fevereiro de 2025
  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)

Estado ordena bloqueio de mais de R$ 40 milhões de grupo econômico por irregularidades fiscais

Grupo já atuava há aproximadamente 20 anos fraudando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)


Por João Victor Fagundes Publicado 25/03/2024
Ouvir: 00:00
justiça clic justiça clic justiça clic justiça clic justiça clic justiça clic justiça clic justiça clic
Justiça/Clic Camaquã

Uma decisão foi tomada para impedir temporariamente certas ações legais envolvendo um grupo familiar que fabrica e vende bebidas. Isso significa que os bens e direitos das empresas e indivíduos desse grupo estão temporariamente bloqueados devido a uma dívida significativa que ultrapassa os R$ 40 milhões.

O grupo econômico estava envolvido em práticas fraudulentas relacionadas a impostos, onde tentavam evitar intencionalmente pagar os tributos devidos e impedir que fossem recuperados por meio de processos fiscais. A empresa principal do grupo, que é responsável pela operação do conglomerado, acumulou uma grande quantia em impostos não pagos, enquanto outras empresas fantasmas agiam como se fossem revendedoras das bebidas fabricadas. O objetivo era evitar o pagamento de impostos, especialmente porque a maior parte da dívida estava relacionada a impostos não declarados.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Foram criadas outras empresas com o único propósito de monitorar o fluxo de caixa e evitar o controle fiscal e legal. Tais empresas são controladas pelos membros da mesma família, que, através de autorizações concedidas pelos administradores, geriam a organização. 

Para realizar essa investigação, foram feitas entrevistas com clientes e uma análise minuciosa de documentos, incluindo autos de lançamento, notas fiscais, registros contábeis e várias declarações obtidas junto à Receita Federal.

A 10ª Procuradoria Regional de Santa Cruz do Sul apresentou uma ação judicial buscando o reconhecimento de um grupo econômico, juntamente com uma medida cautelar fiscal. O processo está em andamento sob segredo de justiça.

  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok