Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • 970×90
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • globalway (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • CMQ 01 010 (1)

Quadrilha presa em Camaquã está ligada a crimes das últimas semanas, diz Polícia

Delegado afirmou que responsáveis pela morte de agricultor possuem ligação com outros assassinatos


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 23/02/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta quarta-feira (23), o delegado Vladimir Urach, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil (DENARC), participou do programa Bom Dia Camaquã. Na oportunidade, Vladimir falou sobre o assassinato de Nileu Dornelles Duarte, conhecido como Lequinho, na localidade na Chácara Velha, no final da tarde de ontem (22). 

Vladimir afirmou que a Polícia Civil recebeu uma informação, há alguns dias atrás, de que uma organização criminosa estaria se deslocando para Camaquã, nesta segunda-feira (21), para praticar um ou mais homicídios na cidade, possivelmente em retaliação a outras mortes ocorridas na região, também ligadas à esta guerra do tráfico de drogas. 

De acordo com Vladimir, a partir da informação, se iniciaram as investigações para identificar os membros envolvidos na ação criminosa que viriam para Camaquã e onde os assassinatos poderiam ser executados. 

“Levantamos então o local onde seria possivelmente realizado praticado esse homicídio na cidade, bem próximo a um colégio. Fizemos ali uma ação e identificamos o local aonde essa quadrilha havia montado a sua base no interior de Camaquã, ali na Chácara Velha”, afirmou o delegado. 

Segundo o delegado, a identificação do sítio, que seria base para a quadrilha, foi realizada nesta terça-feira (22). Ele relatou que, de acordo com investigações apuradas pela Polícia Civil, o homicídio que estava ‘encomendado’ era para ter acontecido na segunda.

Contudo, por questões de logística da própria organização criminosa, que não conseguiu um veículo roubado para efetuar o assassinato, foi decidido que o homicídio seria efetuado nesta terça.

“Parte da organização já estava escondida nesta casa, ali na Chácara Velha. E, na terça-feira então, nós acabamos localizando este estúdio. As equipes que estavam no DENARC e na DP Camaquã decidiram por fazer a abordagem lá na Chácara Velha, em razão da insegurança que iria causar na frente do Colégio, tendo riscos de bala perdida.”

Vladimir afirmou que os policiais, ao chegarem na referida casa, foram recebidos por tiros dos suspeitos, que estavam fortemente armados. Conforme o delegado, os bandidos possuíam armas como fuzis, calibre 12, pistolas e revólveres. 

“No primeiro confronto, acabou sendo preso um indivíduo. Os outros quatro entraram em um mato, atrás da casa. Eles atravessaram o mato e acabaram encontrando este cidadão, que passava com um trator em uma estrada nos fundos deste mato. Renderam ele e, sob ameaças, determinaram que ele seguisse caminho pela estrada e os tirasse dali porque a Polícia os estava perseguindo.”, detalhou Vladimir. 

O delegado informou que, logo na sequência, uma equipe da Polícia Civil acabou se defrontando com o trator, que era dirigido pela vítima, e os quatro indivíduos que estavam fugindo na carroceria, com um fuzil e mais outras armas.

Houve disparos de arma de fogo, por parte dos criminosos, que acabaram atingindo a própria vítima que conduzia o veículo. O veículo onde estava os policiais também foi atingido.

Os policiais dispararam em revide e um dos traficantes acabou sendo atingido em uma das mãos e o fuzil que carregava acabou caindo no chão.

Segundo o delegado, após o confronto, novamente os bandidos escaparam pela mata das proximidades.

“O traficante que levou o tiro nas mãos foi preso logo em seguida. Na sequência, mais um e, depois, no início da tarde, mais dois foram presos. É importante relatar que acabaram fazendo, durante essa fuga, um segundo roubo de um outro veículo, uma Saveiro, de outros cidadãos que passavam pelo local. Nessa Saveiro foi preso mais um indivíduo. Então, a gente vê que foi uma ação mais perigosa, praticada por eles. Mataram uma vítima que integrou essa organização criminosa por algum tempo e vieram para cá, com este intuito, fortemente armados para efetuar este homicídio, que ocorreu ontem em Camaquã, de qualquer maneira”, disse o delegado.

Vladimir também afirmou que a Polícia Civil acredita que esta mesma organização criminosa esteja envolvida com os casos recentes de violência ocorridos recentemente em Camaquã. Inclusive com os três assassinatos de algumas semanas atrás. 

“O intuito deles era praticar o homicídio aí de um ex-integrante da facção, que acabou sendo um dissidente. Acreditamos que estes outros homicídios possam ter vinculação, de uma forma ou de outra, com esta organização criminosa. Nós temos absoluta certeza que este criminosos que foram presos ontem praticaram outras tentativas de homicídio em Camaquã. Estes outros homicídios que estão sendo investigados em Camaquã certamente poderão ser analisados para saber se há a participação destas pessoas que foram presas ontem.”7

Conforme apurações da DENARC, pelo menos outras duas tentativas de homicídio ocorridas no município, nos últimos 30 dias, tiveram a participação dos meliantes presos ontem. 

Todos os cinco suspeitos envolvidos no crime de ontem foram presos por homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas, receptação e pelo roubo de dois veículos. 

Segundo o delegado, um dos veículos, um Onix, foi utilizado para as outras duas tentativas de homicídio realizadas pelos criminosos. O veículo foi pintado pelos membros da organização para não ser reconhecido novamente pelas autoridades policiais. 

A respeito dos crimes ocorridos nos últimos dias, o principal foco da Policia Civil para poder conter esta onda de violência que assola o município é qualificar mais as investigações, tanto pelo DENARC quanto pela DP de Camaquã.

O objetivo principal das ações policiais é combater o narcotráfico, mas auxiliando as demais Delegacias do estado para combater os homicídios praticados pelos criminosos. 

“Estamos investindo forte no combate ao narcotráfico e também na apuração destes homicídios ou de informações para as demais delegacias do estado. Então, o mais importante é que a gente combata estes crimes, que são bastante graves e que afetam muito a comunidade, especialmente a do interior”

O delegado também disse que a situação de Camaquã é a mesma de vários outros municípios do interior do estado, com populações e portes semelhantes ao da cidade ou até bem menores.

“Muitas vezes a disputa por pontos de tráfico ou até acerto de contas entre os próprios integrantes das organizações ou de facções rivais acaba fazendo com que os índices de homicídio ou tentativas se elevem em determinado tempo”

ACOMPANHE A PARTICIPAÇÃO DO DELEGADO VLADIMIR NO BOM DIA CAMAQUÃ:


  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • globalway (1)
  • CMQ 01 010 (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px