Promoção de cerveja grátis da Heineken é golpe; não clique no link
Mensagem com link malicioso oferecendo cerveja de graça circula no WhatsApp pode levar a roubo de dados; golpe já fez mais de 200 mil vítimas
O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou nesta quinta-feira (16) um novo golpe disseminado pelo Whatsapp e que utiliza indevidamente o nome da cervejaria Heineken para enganar vítimas com a falsa oferta de quatro barris de cerveja grátis.
O número de vítimas têm crescido rapidamente: em menos de quatro horas após identificados os links maliciosos, o número de vítimas saltou de 55 mil para 159 mil.
O golpe funciona da seguinte forma: ao tocar no link enviado pelo criminoso, o usuário é levado para uma página e incentivado a responder perguntas que servem unicamente como fator de distração. No entanto, independente das respostas, no fim do questionário, a página diz que a vítima se qualificou para ganhar 4 barris de cerveja.
Neste momento, após seduzir a vítima com a promessa do falso brinde, o criminoso o induz a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos no WhatsApp e acaba por conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes. Com isso, garanta-se que futuras tentativas de roubo de dados possam acontecer sem grandes dificuldades.
O alerta é para como os criminosos se aproveitam do eventos e temas em alta na Internet para desenvolverem novos golpes. O movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, junto do nome de uma marca foi usado como isca para ganhar a confiança das pessoas.
“HEINEKEN – FIQUE em CASA com 4 Barris de Cerveja Grátis. Atendendo a pedidos, vamos distribuir cerveja. Olha issooo!!”, diz o texto que circula no aplicativo de mensagem com o link malicioso. Ao clicar nele, as pessoas são encaminhadas para uma página que diz: “responda este rápido questionário de 1 minuto e seja um dos felizes ganhadores de nossa promoção.”