Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2025

Polícia Civil apreende 31 aves silvestres em uma casa em Porto Alegre

Agente da SEMA acompanharam a operação e verificaram que uma das espécies apreendidas, o bicudo, está ameaçada de extinção


Por Redação Clic Camaquã Publicado 02/08/2022
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação – Polícia Civil

Nesta terça-feira, 2 de agosto, a Polícia Civil apreendeu, 31 aves silvestres mantidas irregularmente em uma casa na Zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a Delegacia do Meio Ambiente, o proprietário da residência responderá a procedimento policial por crime contra a fauna.

Agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) acompanharam a operação e verificaram que uma das espécies apreendidas, o bicudo, está ameaçada de extinção. Além disso, foram recolhidos apetrechos relacionados à captura e manutenção irregular de pássaros.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A casa alvo do mandado de busca e apreensão fica no bairro Camaquã. O imóvel já tinha sido investigado em 2020, quando a polícia encontrou 60 aves mantidas no local.

O Rio Grande do Sul é considerado pelas autoridades como rota do tráfico de animais silvestres, entre eles, pássaros. Criar pássaros não é crime, mas, para isso, é necessário seguir uma série de regras.

Animais silvestres são considerados como parte do patrimônio nacional. Mesmo assim, é permitida a existência de criadores comerciais autorizados a negociar espécies. Estabelecimentos comerciais e criadores individuais são cadastrados e devem emitir nota fiscal da transação. O cadastro de pessoas interessadas em criar animais deve ser feito junto à SEMA via internet.

Qualquer crime ambiental pode ser denunciado à Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800-61-8080. A ligação é anônima. O cidadão precisa dar detalhes do ocorrido, a fim de fornecer dados que permitam às autoridades localizarem os responsáveis.

*Com informações: g1 RS.