Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Operação Succedere bloqueia esquema de lavagem de dinheiro de grande porte

Nesta ação ocorreu o bloqueio de 57 contas, com o alcance total de R$565 milhões


Por Redação Clic Camaquã Publicado 16/03/2023
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil e o Ministério Público, desencadearam nesta quinta-feira (16), a Operação SUCCEDERE. A investigação decorre de lavagem de dinheiro proveniente de crimes contra a ordem econômica e contra a ordem tributária. 

A ação ocorreu pela Delegacia de Lavagem de Dinheiro do DEIC  e pela 8ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, coordenados pelo Delegado Filipe Bringhenti e pela Promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Cruz Alta, Xangri-lá, Capão da Canoa, Tramandaí e Tupanciretã.

O sofisticado esquema criminoso se estendeu por mais de uma década, resultando em enorme prejuízo ao erário e consequente lucro aos criminosos.

Durante as investigações foi apurado que uma parte significativa desses valores foi sistematicamente lavado, de diversas formas:

“Laranjas, imóveis de luxo tiveram propriedade atribuída a pessoas da confiança dos protagonistas do esquema criminoso e, ainda, houve diversificação em investimentos variados, a exemplo da compra de parte do passe de jogadores de futebol, investimentos na construção civil e até em plantações de soja”, destaca o Deic.

Todas estas estratégias tinham o objetivo de afastar o dinheiro criminoso de sua origem espúria, dificultando a localização e recuperação pelo Estado.

Nesta ação ocorreu o bloqueio de 57 contas judiciais, objetivando o alcance de R$ 565 milhões de reais, além da indisponibilidade de 38 imóveis.

A Operação  SUCCEDERE conta com o suporte de 140 policiais civis em 55 viaturas, 25 agentes e 10 viaturas.