Operação investiga descarte ilegal de lixo em área de preservação na Região Metropolitana
Nesta ação foram cumpridos cinco mandados judiciais

Nesta quinta-feira (06), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a Operação Kings of Trash. Nesta ação foram cumpridos cumpriu cinco mandados de busca e apreensão referentes a crimes contra a flora e poluição.
A investigação, coordenada pela Delegada Samieh Saleh, identificou uma rede organizada, integrada por empresas, popularmente conhecidas como “disque entulhos”, atuantes na região metropolitana de Porto Alegre.
Além de utilizarem áreas verdes, o depósito do material tem por objetivo o aterramento da área, loteamento ilegal, para venda.
Através de vistorias, foi identificado o impacto ambiental em Área de Preservação Permanente (APP), em uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
Conforme a delegacia, sobre a proteção a Meio Ambiente:
“Empresas recolhedoras como os tele entulho devem destinar os resíduos a aterros licenciados, os quais executam a destinação adequada dos materiais. Da mesma forma, é necessária também a destinação correta de móveis, eletrodomésticos, lixo seco e poda de árvores, por exemplo, em locais controlados pelos órgãos ambientais, destaca.
Fonte: PC