Homem é preso com carga de 500 quilos de cocaína com símbolo nazista no Mato Grosso
Duas caminhonetes também foram apreendidas e polícia busca os outros envolvidos no transporte da droga, que podem estar escondidos em matas da região
Um homem foi preso com carga de 500 quilos de cocaína com símbolo nazista no município de Conquista D’Oeste, a 530 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. Duas caminhonetes também foram apreendidas e polícia busca os outros envolvidos no transporte da droga, que podem estar escondidos em matas da região.
A ação iniciada na sexta-feira (19) é uma operação conjunta entre o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Militar e Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), da Polícia Federal. Segundo o comando da operação, a ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras, que combate o tráfico de drogas e a movimentação do crime organizado na região de fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia.
O material foi encontrado em dois veículos depois de uma denúncia anônima recebida. A droga estava dividida em 15 fardos grandes marcados com a suástica, símbolo usado na Alemanha nazista dos anos 1930 e 1940.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso, desde 2019, o Gefron apreendeu cerca de 62,5 toneladas de drogas na região de fronteira, com valor estimado em R$ 1,5 bilhão.