Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Feminicídios têm queda em abril no Rio Grande do Sul

Indicador chegou ao menor patamar desde 2012


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 11/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Rio Grande do Sul registrou redução no número de feminicídios no mês de abril. Foram cinco casos no último mês, contra 10 computados no mesmo período de 2022, o que representa uma queda de 50% no indicador. O número também é o menor da série histórica, iniciada em 2012, quando o crime passou a ser computado. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta terça-feira (09), pela Secretaria Segurança Pública.

O Mapa dos Feminicídios, elaborado pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) da Polícia Civil, também ajudou a dar mais detalhes sobre os casos. Segundo o relatório, 60% dos crimes registrados no último mês ocorreram dentro da residência da vítima e em 80% deles o agressor era companheiro ou ex-companheiro da mulher. O documento ainda apontou que, nos cinco casos, o criminoso foi preso.

Além dos indicadores de abril, o levantamento da SSP indicou ainda uma queda de 23,6% no número de feminicídios consumados nos primeiros quatro meses do ano. Os casos passaram de 38 em 2022 para 29 em 2023.

Formas de denúncia

A Polícia Civil dispõe de uma série de recursos que visam incentivar a denúncia e auxiliar as mulheres a quebrar o ciclo da violência.

Além das 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), a instituição dispõe de 73 Salas das Margaridas, espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Sul. Esses ambientes oferecem às vítimas um espaço reservado e acolhedor para que possam registrar ocorrências, solicitar medidas protetivas e dar outros encaminhamentos previstos na Lei Maria da Penha. No Estado, existem ainda seis Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis com atribuição de Deams, sete Postos Policiais de Proteção à Mulher e 31 Cartórios Especializados no Atendimento à Mulher.

As mulheres do Rio Grande do Sul também têm à disposição a Delegacia Online da Mulher, uma página exclusiva para tratar da violência doméstica e de gênero contra a mulher hospedada dentro do site da Delegacia Online, que pode ser acessada 24 horas por dia, além do telefone 197 e do WhatsApp (51) 98444-0606.