Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Enem transcorre sem registros de ocorrências graves pela BM no RS


Por Redação Clic Camaquã Publicado 25/10/2015
Ouvir: 00:00

A Brigada Militar (BM) foi a responsável pelos trabalhos operacionais de segurança no Rio Grande do Sul durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste final de semana, através de convênio entre Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério da Educação (MEC).

A BM realizou o policiamento nos locais de prova e em suas proximidades, com foco na perturbação da ordem e aglomerações de pessoas. Efetuou a escolta dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), responsáveis pelo transporte das provas, desde o recolhimento, no Exército Brasileiro, até sua distribuição nos locais de aplicação. Também acompanhou o deslocamento de retorno das provas, após seu término. A medida visou prevenir fraudes e garantir a segurança dos candidatos, fiscais de prova e demais servidores envolvidos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DDCI/SSP) foi utilizada como base operacional para todos os órgãos envolvidos no processo. Compunham a equipe, profissionais da SSP, BM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ECT e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A integração com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, possibilitou ao MEC uma visão geral da aplicação do Enem no Estado, sendo que todas as ocorrências referentes à realização do exame foram informadas diretamente ao ministério.

Ocorrências registradas até o fechamento da matéria (19h45 de 25/10):

Sábado (24):

– Em Santo Ângelo, um candidato foi eliminado do certame por estar com o celular no bolso dentro de sala de aula;

– Em Porto Alegre, um candidato entregou a prova faltando parte de uma das folhas, o que ocasionou a sua eliminação;

– No município de Estrela, um candidato tentou forçar a entrada do portão da escola e foi contido por policiais do 40º BPM. Após a ação, o candidato foi liberado pela BM.

Domingo (25):

– Em Jaguarão, duas escolas tiveram problemas com o fornecimento de energia elétrica, resolvido pelas equipes da CEEE e BM;

– Um candidato foi eliminado do certame em Porto Alegre por ter entrado em sala com o telefone ligado, que tocou durante a realização da prova;

– Uma candidata em Marau também foi eliminada pelo mesmo motivo;

– Em Horizontina, a coordenadora, ao entregar o material aos candidatos, constatou que em uma das provas faltavam duas folhas. A prova foi lacrada e será encaminhada à Brasília para perícia.