Delegados da Polícia Civil do RS suspendem entrevistas e informações à imprensa em protesto por reajuste salarial
Decisão foi tomada por unanimidade em uma Assembleia Geral nessa quarta-feira (20); A mesma decisão já foi tomada no começo de novembro e durou quase três semanas
A Polícia Civil retomou o silêncio após decisão tomada por unanimidade em uma assembleia geral realizada na tarde de quarta-feira (20) pela Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP). A medida que interrompe o repasse de informações para a imprensa inicia nesta quinta-feira (21) e promete seguir até avançar negociação sobre valorização salarial dos delegados e delegadas.
A mesma decisão já foi tomada no começo de novembro deste ano e durou por quase três semanas. Neste período, a imprensa não teve acesso à informações oficiais (por parte das delegacias regionais) relacionadas a crimes praticados na região e investigações realizadas pela instituição.
A ASDEP anuncia ainda que aqueles que não cumprirem a medida aprovada em assembleia serão submetidos ao Conselho de Ética da entidade. O delegado Vladimir Urach, da 29ª Delegacia de Polícia Regional (Camaquã), afirma que os índices criminais nunca estiveram tão controlados, com os profissionais merecendo reajuste.
O presidente da ASDEP, delegado Guilherme Wondracek, destaca que a questão remuneratória tem preocupado e afligido os associados, sendo necessário avançar logo no assunto. Wondracek explica, conforme reportagem da GZH, que a categoria pede um reajuste gradual de 40% até 2026.
Atualmente, segundo uma tabela disponível no site do Sindicado dos Policiais Civis do RS (SINPOLRS), considerando o índice de reposição inflacionária de 6%, de acordo com a Lei Estadual nº 15.837, de 18 de maio de 2022, o salário dos delegados gaúchos varia entre R$ 21.574,00 e R$ 29.594,45, dependendo da classe.
Não foi estipulada uma data para o fim da “greve de informação” da instituição policial.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do RS disse:
Com relação a nova manifestação da Associação dos Delegados de Polícia do RS, a Polícia Civil assegura que o direito dos cidadãos à informação sobre suas ações enquanto instituição de Estado não será prejudicado. A Comunicação da Polícia Civil segue, como sempre, à disposição da imprensa para divulgar informações e resultados sobre as operações realizadas. Assim como a chefia da instituição, o governo estadual reitera o compromisso e a disposição para manter o diálogo com a categoria.