Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

02 de dezembro de 2024

    Cerco formado por 80 policiais segue nas buscas por criminosos que assaltaram banco em Amaral Ferrador

    Viaturas estão no entorno da mata e equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) vão entrar na área nesta quinta-feira (8) com apoio de um helicóptero do Batalhão de Aviação


    Por Pablo Bierhals Publicado 08/02/2024
    Ouvir: 00:00
    imagem 1280×720 – 2024-02-08T073153.955
    Foto: Divulgação/BM

    A busca pelos quatro criminosos que assaltaram uma agência bancária do Banrisul em Amaral Ferrador, na manhã de quarta-feira (7), já dura mais de 20h. Mais de 80 policiais estão formando cerco em área de mata próximo da divisa com Encruzilhada do Sul, onde após confronto com a Brigada Militar os assaltantes abandonaram o veículo e fugiram a pé.

    Viaturas estão no entorno da mata e equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) vão entrar na área nesta quinta-feira (8) com apoio de um helicóptero do Batalhão de Aviação. Grupos do Choque da BM e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, também foram acionados e reforçam o trabalho.

    📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

    A EcoSport branca utilizada no assalto foi roubada em Pantano Grande no final de janeiro.

    De acordo com informações apuradas pela redação do Clic Camaquã, uma quantia ainda não especificada de dinheiro foi encontrada e apreendida por policiais na mata. O restante segue com os criminosos.

    A Polícia Civil confirma as informações.

    Fake News

    Durante a quarta-feira, diversas imagens de casos antigos e de outras localidades foram compartilhados em redes sociais e grupos de WhatsApp com informações falsas sobre o assalto.

    Não há confirmação sobre a captura dos criminosos até às 7h30 desta quinta-feira.

    Fatos

    Os criminosos retiraram dinheiro do cofre do banco, fizeram reféns e efetuaram disparos de arma de fogo na manhã de quarta-feira. Um “cordão humano” foi realizado na rua da agência bancária e dois funcionários foram levados durante a fuga, mas foram liberados em uma estrada no interior do município.

    • Endereço: Rua Praça 4 de Maio, n° 88, Amaral Ferrador
    • Horário do assalto: por volta das 10h
    • Início da fuga: por volta das 11h
    • Quantos assaltantes: 4
    • Reféns no “cordão humano”: 18
    • Reféns levados durante a fuga: 2
    • Horário da liberação dos reféns: por volta das 13h

    Não há relatos de feridos. Todos os reféns passam bem.

    Houve confronto com a Brigada Militar próximo de Encruzilhada do Sul.

    Novo Cangaço

    Além do crime desta quarta-feira, Amaral Ferrador já foi alvo de outros ataques a bancos no estilo novo cangaço. Foram pelo menos oito desde 2009. O mais recente havia sido em 13 de maio de 2022.

    O “novo cangaço” é uma expressão usada para definir a ação de quadrilhas fortemente armadas que atuam no interior do país em assaltos a bancos e empresas, provocando pânico na população. O nome é alusivo aos cangaceiros que atuavam no começo do século 20, principalmente no nordeste do país.

    Texto: Pablo Bierhals