Cerca de 222 casos de estelionato ocorrem diariamente no Estado, diz delegado
Em entrevista, Vladimir Urach aponta indicadores criminais envolvendo golpes imobiliários.

O balanço dos indicadores criminais aponta que cerca de 222 pessoas são vítimas de estelionato no Rio Grande do Sul diariamente. Em entrevista para a Clic Rádio, o delegado Vladimir Urach destacou os principais casos da região, golpes imobiliários e a incidência de furtos nos cemitérios locais.
Conforme Urach, com o surgimento da pandemia de Covid-19, os crimes de estelionato aumentaram em todo o Brasil:
“Como houve muita utilização da internet nesse período, os criminosos migraram para este tipo de golpe. Hoje no Estado se registram em média 222 estelionatos diariamente pela internet”, detalha o delegado.
Golpes em Camaquã
O delegado exemplificou a ocorrência de estelionatos na região, com um caso no setor imobiliário:
“Em Camaquã houve um fato envolvendo uma imobiliária que foi criada e depois fechada. Envolvendo um cidadão que só contra ele encontrei cinco registros recentes, que envolvem a venda de terrenos”, exemplifica Urach.
O chefe da Delegacia Regional aconselha que a comunidade ao realizar uma transação imobiliária procure referências sobre a empresa antes de fechar um acordo.
Furtos nos cemitérios
Na última quarta-feira (26), o Portal Clic Camaquã publicou uma matéria sobre uma violação e furto de um túmulo no cemitério Bom Pastor. Questionado sobre como proceder nesta situação, o delegado explica:
“O primeiro passo é o registro para que a polícia tenha ciência de onde os crimes estão ocorrendo e possa fazer a investigação devida”, destaca Urach.
Conforme o delegado, entre os meses de janeiro e abril deste ano, outras duas ocorrências foram registradas envolvendo casos em cemitérios do município.