Casal cai em golpe do aluguel em Torres
Segundo a Polícia Civil, foram registradas 75 ocorrências deste tipo de crime entre novembro e a última quinta-feira (4)
Um casal da Região Metropolitana foi vítima de um golpe de aluguel no litoral Norte. O episódio aconteceu um dia antes da virada do ano, em Torres, onde o casal teve que passar a noite dentro do carro. Os estelionatários usaram fotos de um imóvel verdadeiro para criar um falso anúncio na internet e ludibriar as vítimas.
Este tipo de golpe costuma ser mais recorrente durante os períodos festivos e o verão. Segundo a Polícia Civil, foram registradas 75 ocorrências deste tipo de crime entre novembro e a última quinta-feira (4), no Litoral Norte.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O casal teria entrado em contato pela internet com a pessoa que se apresentava como proprietária do imóvel. Nas mensagens, a conversa foi sobre a hospedagem e o valor das diárias, com valor de R$150,00, no final foi pedido 50% do pagamento adiantado das diárias pelo Pix.
No momento, a jovem também teria ficado desconfiada e a suposta proprietária alegou que “Sou mãe, tenho família, jamais faria uma coisa dessas”. Logo depois, garantiu que o casal poderia fazer a viagem com tranquilidade, que o imóvel estava reservado. Acreditando que conversava mesmo a dona, a vítima decidiu fazer o pagamento. “Podem vir tranquilos. Agradeço a confiança”, respondeu a suposta dona do imóvel.
O casal, naquela mesma noite, viajou para o Litoral, e pouco antes de chegar ao local do imóvel que estava se aproximando e teria recebido a resposta que a suposta proprietária estaria indo. Após isso, ninguém apareceu no endereço. O casal ligou repetidas vezes para o número com o qual havia negociado, mas não obteve mais retorno. Já durante a madrugada, sem ter para onde ir, os dois decidiram passar a noite dentro do carro.
A jovem contou que no dia seguinte falou com a proprietária real do imóvel, que explicou que tinha publicado o anúncio uma vez na internet e alguém tinha começado a usar as fotos para aplicar golpes e que outras pessoas já haviam comparecido lá.
Sem ter onde se hospedar em Torres, o casal precisou viajar de volta até outra praia, onde estavam hospedados familiares para poder passar o Ano Novo.
O golpe
Como agem
- Golpistas podem tanto criar falsos anúncios, com fotos de imóveis que não existem, quanto podem usar um verdadeiro como base
- Em geral, pedem a antecipação de 50% do valor, afirmando que é a forma de garantir a reserva
- Os depósitos costumam ser realizados em nome de laranjas
Para se prevenir
- Se alugar diretamente com o proprietário, coloque no orçamento uma visita antecipada ao imóvel. Não alugue nada sem ter certeza de que está em contato com o dono do imóvel.
- As fotografias não são garantia de que o imóvel existe ou de que está nas mesmas condições do anúncio. Mais um motivo para buscar fazer uma visita antecipada.
- Pedir a metade do valor como entrada é uma estratégia comum entre esses golpistas, para garantir que receberá algo logo. Estelionatários costumam ter pressa para receber. Fique atento a esse comportamento e desconfie.
- Alugar diretamente com imobiliárias é uma das dicas para ter maior garantia sobre a negociação.