Câmera de segurança ajudou a solucionar furto em Tapes
Homem foi preso graças as imagens fornecidas aos policiais
Através das câmeras de vigilância de uma empresa em Tapes, objetos furtados de um estabelecimento comercial foram recuperados esta semana pela Brigada Militar (BM).
O furto de um aparelho televisor de LED, marca Philco “32” e dois botijões de gás P13, foram praticados por Adailton Mendes da Silva, de 19 anos, cujo apelido é “Porquinho”.
O autor do furto entrou na Agropecuária Estância, próxima ao centro da cidade, escalando a parede externa da loja, onde entrou pelo telhado.
O que Adailton não esperava, era que a Brigada Militar teria acesso às imagens, as quais possibilitaram a sua identificação. Segundo o comandante do 30º Pelotão de Tapes, 1º tenente, Gilberto da Silva Scapin, os policiais efetuaram diligências e buscas pelo município e na Vila Nova, localizou “Porquinho”, tendo confessado o crime.
Na abordagem o autor contou à BM que vendeu o televisor em outro bairro próximo, na Vila Wolf.
Neste local, a polícia encontrou com Gilson Andrade da Silva, de 36 anos, o aparelho de televisão furtado da empresa. O mais impressionante foi quando Gilson confirmou ter pago pelo aparelho a quantia de R$ 25,00.
Mediante esse ato, Gilson da Silva, foi enquadrado judicialmente pela prática de crime de receptação, onde recebeu a voz de prisão em flagrante pelos brigadianos.
O mesmo procedimento ocorreu com Adailton da Silva, mas este irá responder por furto e arrombamento. Ambos foram detidos e conduzidos à DP local e a exames de lesões corporais.
Mais tarde, foi localizado um dos botijões de gás. O objeto estava escondido em meio a arbustos, ao lado de uma oficina mecânica, na rua Antonio Joaquim Alfonsin, onde aguardava para que “Porquinho” fosse vender a terceiros.
Por fim, o praticante do furto relatou a guarnição que do dinheiro adquirido na venda da tevê comprou cinco pedras de crack, numa boca de fumo, na Vila Wolf.
O oficial da BM revela que o autor do furto já tem passagem pela polícia e destaca outros crimes praticados.
“Adailton, vulgo “Porquinho”, vive da prática de furtos e arrombamentos, sendo que a Brigada Militar, no dia 08 deste mês, já havia lhe apresentado preso em flagrante na Delegacia de Tapes, pelo crime de estar na posse de um cavalo furtado e outros objetos sem procedência.”
Orientações da Polícia quanto a objetos roubados:
A Brigada Militar orienta a todos, que não adquiram objetos sem procedência, o simples fato de adquirir estes produtos, pode estar alimentando crimes como: furtos, arrombamentos, roubos, tráfico de drogas e a receptação.
O Art. 180 do Código Penal, define o Crime de Receptação:
“Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte e prevê Pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, podendo ainda ser mais grave e com maior sanção se for na sua forma qualificada.”