Arambaré e Chuvisca não registram crimes contra a vida desde 2019
No total são 100 municípios gaúchos que não registram crimes contra a vida, sendo a maioria nas regiões Norte e Noroeste
Um levantamento da GZH, com dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, indica que cem municípios gaúchos não registram ocorrências de crimes contra a vida (homicídios, feminicídios e latrocínios) desde 2019. Arambaré e Chuvisca representam a Costa Doce neste índice.
No total, os cem municípios correspondem a 20,1% das 497 cidades do estado. Em comum, os cem municípios são de pequeno porte, com população que varia de 1,1 mil a 7,1 mil habitantes. Destes, 38 ficam no Norte do Rio Grande do Sul, 16 no Noroeste, 14 no Vale do Taquari, 13 na Serra, cinco na Região Central, quatro no Vale do Caí, três no Sul e dois na Fronteira. As regiões da Campanha, Vale dos Sinos, Missões, Vale do Rio Pardo e Vale do Paranhana tem um município cada. Nenhum município da região Metropolitana e Litoral Norte consta no índice.
O secretário de segurança do estado, Sandro Caron, afirma que investimentos em tecnologia para apoiar as forças de segurança, em especial o videomonitoramento e cercamento eletrônico, também colaboram para que alguns destes municípios tenham este desempenho positivo nos indicadores de criminalidade.
Texto: Pablo Bierhals