Sexta-feira terá a passagem do Asteroide 7335 próximo da Terra
Os cientistas do CNEOS, da Nasa, estimam que o asteroide esteja viajando a uma velocidade de 76 mil km/h, quase 20 vezes a velocidade de uma bala de arma de fogo
Um asteroide de 1,8 km de diâmetro deve passar ‘perto’ da Terra nesta sexta-feira (27). Segundo cientistas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), o corpo celeste não apresenta nenhum risco, porém é o “mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos”, disse um dos estudiosos.
Os asteroides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles.
O 7335 (1989 JA), nome dado ao corpo celeste, deve passar a cerca de 4 milhões de quilômetros da Terra (dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua).
Apesar de não apresentar riscos, os cientistas o classificam como Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA). Os cientistas do CNEOS, da Nasa, estimam que o asteroide esteja viajando a uma velocidade de 76 mil km/h, quase 20 vezes a velocidade de uma bala de arma de fogo.
Como acompanhar a passagem do asteroide
É possível acompanhar ao vivo a aproximação da rocha espacial pelo site do Virtual Telescope Project, a partir de observações feitas no Chile, na quinta-feira, 26, às 20 horas (horário de Brasília), e na Argentina, com início às 10 horas da manhã de sexta.