Lula volta a afirmar que Venezuela é vítima de “narrativas”
Lula afirmou ainda que, desde que o Hugo Chávez comandou a Venezuela, de 1999 a 2013, foi construída uma narrativa em que ele é comparado a um “demônio”
Essa foi a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a qual causou pôlemica com os chefes de estado. O presidente do Brasil volta a afirmar que a Venezuela, sob o comando do ditador Nicolás Maduro, é alvo de narrativas para negar que exista uma democracia no país.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa na noite desta última terça-feira (30), ao fim do encontro promovido pelo Brasil com os demais chefes de Estado da América do Sul.
Lula afirmou ainda que, desde que o Hugo Chávez comandou a Venezuela, de 1999 a 2013, foi construída uma narrativa em que ele é comparado a um “demônio”. “Desde o momento em que você cria uma narrativa de que ele é um demônio, a partir daí você passa a jogar todo mundo contra ele”, completa.
Polêmica com chefes de estado
As falas de Lula ocorrem em repercussão às críticas do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do presidente do Chile, Gabriel Boric, contra falas do chefe de Estado brasileiro em defesa de Nicolás Maduro. Na segunda-feira (29), após agenda bilateral com o venezuelano, Lula disse que foi construída uma narrativa contra a Venezuela “de antidemocracia, de autoritarismo”.
Lula, porém, valorizou as críticas e disse que elas fazem parte da política.
“Houve muito respeito com a participação do Maduro. Os que fizeram críticas as fizeram no limite da democracia. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém”, disse.
*Fonte: Metrópoles.