Sucessão familiar e o sonho de chegar em todo o Brasil: Conheça a história das Lojas Pompéia
Angela Ferrão da Cunha, presidente do Conselho de Família da Lojas Pompéia, contou a história da empresa durante reunião almoço da ACIC

A Lojas Pompéia é uma das maiores marcas de moda do Sul do país e, junto com a Gang, faz parte do Grupo Lins Ferrão. A marca surgiu em Camaquã, no Rio Grande do Sul, em 1953 e mantém seus centros administrativo e de distribuição localizados no município.
Para contar a história da empresa, a reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) recebeu Angela Ferrão da Cunha, presidente do Conselho de Família da empresa. Na reunião desta quinta-feira, ela apresentou o tema “Da gestão para a Governança. Minha trajetória na empresa familiar”.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na palestra com cerca de 1h de duração, Angela trouxe um relato da sua trajetória, que acompanhou o crescimento e da expansão da empresa (leia mais abaixo). Ao final da palestra, no espaço para perguntas, ela respondeu o questionamento da reportagem do Clic Camaquã: Qual é o sonho da Pompéia?
“Uma pergunta difícil. Sempre sonhamos em chegar em todo o Brasil. Uma amiga me disse que já enxerga a Pompéia na Quinta Avenida de Nova Iorque (risos). Quem sabe… Mas com certeza, o mais próximo é chegar em todo o Brasil”
Uma das curiosidades foi o relato sobre a escolha do laranja, cor símbolo da empresa. A “escolha” foi de Lins Ferrão, o fundador da empresa. Nos primeiros anos, a loja tinha cores neutras e claras como sua cor principal. Em uma ocasião, Lins aproveitou uma promoção em uma loja de tintas e pintou uma das lojas com a tinta laranja. Um amigo de Lins brincou que a cor havia ficado estranha, pois estava muito chamativa: “Dá pra ver de longe aquela cor chamativa”, disse o amigo para o fundador da Lojas Pompeia. “Foi aí que o Tio Lins escolheu a cor. Se chamou a atenção, então essa vai ser a cor (risos)”, contou Angela.



Hoje, a rede conta com 84 lojas físicas, situadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de atingir todo o território nacional por meio da loja online e aplicativo. O Grupo Lins Ferrão é formado pela união de duas grandes empresas: Gang e Pompéia, somando mais de 135 lojas e cerca de 3.500 colaboradores.
Conheça um breve resumo da história contada na Reunião Almoço:
1950 – Em 1953, em Camaquã, inaugurava “A Principal”, loja de vestuário masculino, conduzida pelas mãos de Lins e Valdemar Ferrão. Eles fundavam a loja que, mais tarde, viria a se chamar Pompéia, uma das maiores redes de varejo do Sul do país.
1960/70 – Ao longo dos anos 60 e 70, a Pompéia seguiu sua trajetória de sucesso com a chegada de novos sócios. Sensível às mudanças, a Pompéia passa a atender um novo cliente: a mulher.
1980 – Nos anos 80, a Pompéia não parava de crescer. Expandia sua rede de lojas no Rio Grande do Sul com a chegada da segunda geração da família nos negócios.
1990 – Nos anos 90, o reconhecimento da Pompéia conduziu à abertura de mais lojas no Estado. Na mesma época, foi inaugurado um amplo e moderno Centro de Distribuição e Administração – o que marcou a expansão da rede.
2000 – Nos anos 2000, aconteceu a entrada da terceira geração da família e um período de inovação. Foi ampliado o número de lojas físicas, incluindo expansão para shopping center e a implantação do slogan “É fácil ser fashion”.
2010 – A década de 2010 é marcada pela abertura de lojas, lançamento de e-commerce e aplicativo, onde a rede passa a atender o mercado nacional.
2019 – Nesse ano, seguindo a estratégia de expandir ainda mais a rede, a Pompéia abriu lojas físicas fora do Rio Grande do Sul. A primeira em Florianópolis, na capital do estado de Santa Catarina, e as demais no interior.
2020 – Em janeiro de 2020, o Grupo Lins Ferrão instaurou seu primeiro conselho de Família que tem como objetivo alinhar as estratégias de desenvolvimento, integração e manutenção da família empresária como acionista e acima de tudo, guardião do legado familiar.
2022 – Em 2022, o Grupo Lins Ferrão inaugurou sua sede corporativa, focada em inovação, sustentabilidade e integração de suas duas frentes de negócio, Pompéia e Gang. Nesse mesmo ano, também chegou a hora da Pompéia dar mais um passo: renovar sua marca, trazendo um conceito mais moderno, conectado e digital.