Frio e ventos fortes seguem atuando no Estado nesta sexta-feira
Instabilidades continuam no RS e causam pancadas isoladas de chuva em toda a faixa leste
Após uma quinta-feira (9) fria, que teve inclusive o registro de chuva congelada com flocos de neve na serra catarinense, a sexta-feira (10) deve ser de manutenção das temperaturas baixas e rajadas de vento no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Somar Meteorologia, o ciclone extratropical que trouxe chuva ao Estado nos últimos dias se afasta da costa e ruma em direção ao oceano. As instabilidades, no entanto, seguem, causando pancadas isoladas de chuva em toda a faixa leste. O mesmo sistema também mantém os ventos fortes, com rajadas de até 90 km/h no Litoral, e de até 60 km/h na Capital. Com o mar agitado,há alerta de ressaca de Chuí a Florianópolis.
No Interior, uma massa de ar polar deixa o tempo firme. O dia tende a ter predomínio de céu claro na maior parte do Estado. Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar entre 8ºC e 12ºC. As máximas no RS devem ser registradas em São Borja e Uruguaiana, com os termômetros alcançando os 15°C.
Fim de semana
A previsão é de tempo aberto em grande parte do Rio Grande do Sul no sábado (11), com risco de chuva fraca apenas no litoral durante a manhã. Uma área de alta pressão atmosférica avança ainda mais e mantém o tempo seco em grande parte do Estado, favorecendo mais um dia de céu aberto e predomínio de sol. Durante a madrugada, há risco de geada na serra gaúcha e noroeste do Estado.
No domingo (12), o ciclone se dissipa, os ventos perdem intensidade e não há condições para pancadas de chuva no RS.