“Eu mal posso esperar pra ver até onde minha nova liberdade pode me levar” diz a jovem Sara Ribeiro sobre a chegada da cadeira de rodas
Sara sofre com uma doença genética chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME) e contou com ajuda da comunidade para adquirir importante equipamento para se locomover
A cadeira de rodas de Sara Centeno Ribeiro, de 19 anos, finalmente chegou. Ela sofre com uma doença genética chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME), que causa fraqueza muscular, bloqueando a produção de uma proteína necessária para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais do corpo. O Clic Camaquã vem acompanhando, divulgando e apoiando a luta da jovem camaquense, que promoveu vaquinha online e outras ações, para aquisição do equipamento.
- Jovem camaquense atinge 100% do valor para adquirir cadeira de rodas especial
- Assista a entrevista de Sara na Clic Rádio – 12/12/2023
Em um vídeo publicado nas redes sociais neste sábado (10), a jovem fala sobre o dia histórico que foi a quinta-feira (8), quando chegaram os equipamentos adquiridos com a ajuda da comunidade. O custo total para adquirir a cadeira nova era de R$309.912,96, mas Sara encontrou através de pesquisas uma usada e em ótimo estado por R$ 56 mil. O valor foi atingido em dezembro de 2023.
A escolha da cadeira foi em conjunto com a sua Terapeuta Ocupacional (TO), que concordou que o modelo se adequaria a sua condição. Conforme o avanço da doença, foi desenvolvido um problema no quadril, deixando Sara impossibilitada de sentar-se, passando os últimos 6 anos acamada.
No vídeo publicado por Sara, ela já aparece passeando ao ar livre, na Prainha, em Camaquã.
Assista o vídeo em que a jovem agradece a todos que colaboraram: