Pela 25ª vez, um Grenal na decisão
Pela 25ª vez desde a unificação do Gauchão, em 1961, a decisão do título será entre Grêmio e Inter. Nas vezes anteriores, foram 12 títulos para cada. A última final entre eles foi no ano passado, com boas lembranças para os vermelhos. Com duas vitórias, uma delas por 4 a 1, o Colorado ergueu o tetracampeonato. Agora, com o intuito de quebrar a sequência do rival, o Tricolor trata o Estadual como uma Copa do Mundo, desde o seu início. A decisão, que começa no domingo, 16h, na Arena, colocará, frente a frente, o estilo pragmático, mas vencedor, de Luiz Felipe Scolari, contra o método “europeu” de Diego Aguirre.
Inter deve contar com ‘misto quente’para o primeiro jogo das finais
A definição das datas das oitavas de final da Copa Libertadores permite que a comissão técnica do Inter possa levar a campo neste domingo, pela final do Gauchão, alguns jogadores titulares. Porém, poucos deles deverão ser vistos na Arena. Mesmo com a primeira partida contra o Atlético-MG, pelo torneio continental, sendo apenas no dia 6 de maio, não há a garantia de que os titulares atuarão. O mistério deverá ser mantido até horas antes do Grenal 405.
Lisandro López sofreu uma torsão no joelho direito no trabalho desta quinta-feira, aumentando a lista de dúvidas para a equipe de domingo. Outro que não deve aparecer é Jorge Henrique. Na quarta-feira, ele sentiu uma lesão na coxa e foi substituído aos 18 minutos da etapa inicial, dando lugar a Valdívia, autor do gol da vitória. O camisa 29 é o novo xodó da torcida e do treinador Diego Aguirre. Sua presença na primeira partida é quase certa.
O restante do time é uma grande incógnita. No entanto, é possível arriscar a escalação do time que irá enfrentar o Grêmio. Alisson deve ser o goleiro. O menino William ocupa a lateral-direita. Na zaga, Juan deve ser poupado. Dessa forma, Alan Costa pode ter Ernando ou Paulão como companheiro. Na lateral-esquerda, Geferson é a opção. No meio-campo, Rodrigo Dourado ou Nico Freitas disputam a posição ao lado de Aránguiz como volantes. Na armação, Alex deve ter a companhia de Valdívia e Anderson. No ataque, caso Lisandro não se recupere, Rafael Moura pode entrar. Nilmar não deve ser descartado totalmente. Réver, Nilton e Vitinho, todos em recuperação de lesão, são dúvidas.
O Inter ainda treina nas manhãs desta sexta-feira e de sábado, quando o treinador deve encaminhar a equipe para o duelo. O comandante uruguaio, entretanto, já deu indícios de ter o time definido para este domingo. Ele começou a falar na coletiva após o enfrentamento com os bolivianos: “A equipe começará jogando com… (risos). Vamos ver. A escalação para domingo possivelmente terá alguns que estiveram em campo hoje (quarta-feira)”, falou Aguirre.
Grêmio terá o retorno do meia Cristian Rodríguez para o clássico
Depois de 40 dias afastado, enfim, Cristian Rodríguez poderá retornar ao elenco principal do Grêmio. O jogador participou normalmente da parte do treinamento aberta à imprensa, nesta quinta-feira, na Arena. Durante os 15 minutos nos quais os jornalistas tiveram acesso, o meia uruguaio mostrou boa desenvoltura e não apresentou nenhum problema.
Com isso, ele voltará a ser relacionado. Cebolla só atuou em uma partida até agora, diante do Cruzeiro, em 14 de março, pela fase classificatória. Desde então, recupera-se de uma lesão muscular que o afastou até mesmo da seleção uruguaia. Agora, pronto, deve ser opção para a segunda etapa do Grenal. No treinamento, apareceu no lugar de Douglas, que foi preservado de uma parte do trabalho.
O time para o clássico está praticamente definido. A única dúvida é no meio campo, entre Walace e Fellipe Bastos. Ambos atuaram juntos na atividade. Os demais setores não terão modificações. Com isso, é possível prever a escalação com Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Maicon, Fellipe Bastos (Walace), Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez.
Em relação ao ano passado, quando também chegou à final, só dois dos titulares que começaram a partida em Caxias do Sul, no fatídico jogo em que levou 4 a 1, continuam na equipe: Grohe e Rhodolfo. Nos demais setores, nenhum dos jogadores continua.
O diretor executivo do Grêmio, Rui Costa, afirmou que não se importa com o fato do rival entrar com um time descaracterizado no Grenal. “Do outro lado, teremos uma grande equipe, independentemente dos jogadores que estarão em campo. O título nos dará um selo de qualidade pelo trabalho que desempenhamos”, disse. Ele ainda complementou ao lembrar de Fábio Koff. O ex-presidente gremista está internado com um quadro de infecção nas vias respiratórias. “Se já tínhamos motivos para conquistar o Gauchão, agora, teremos mais um: o presidente Fábio Koff”, concluiu.