Copa do Catar: Confira os nomes que podem estar na lista do técnico Tite
Várias possibilidades ainda podem mudar a lista final, pois segundo especialistas, apenas 14 nomes já estariam confirmados
A menos de 200 dias do início da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite ainda não tem o grupo fechado, que irá representar a Seleção Brasileira no Catar. Várias possibilidades ainda podem mudar a lista final, pois segundo especialistas, 14 nomes já estariam confirmados.
Existem cerca de outros 10 atletas que são considerados bem cotados com o comandante brasileiro e possivelmente serão chamados. Nesta lista, ainda surgem outros 12 nomes que correm por fora e seis, que se enquadram como uma convocação difícil.
Vale lembrar que inicialmente apenas 23 atletas seriam convocados, mas a Fifa ainda estuda a possibilidade de 26 jogadores serem chamados, o que aumenta a expectativa de uma convocação ao Mundial.
Tá na Copa
01 – Alisson (Liverpool-ING) – Titular com o técnico Tite, goleiro recuperou a boa forma e deverá ser o camisa 1 no Mundial.
02 – Weverton (Palmeiras) – Melhor goleiro atuando no futebol brasileiro, também tem a confiança de Tite e está garantido na Copa do Mundo.
03 – Danilo (Juventus-ITA) – Titular de Tite na maior parte do ciclo, jogador certamente estará no Catar.
04 – Thiago Silva (Chelsea-ING) – Aos 37 anos, defensor é titular absoluto do Chelsea e também tem vaga assegurada na zaga da seleção brasileira.
05 – Marquinhos (PSG-FRA) – Assim como Thiago Silva, é dono da posição na zaga e homem de confiança de Tite.
06 – Éder Militão (Real Madrid-ESP) – Titular do Real Madrid, o ex-São Paulo é o primeiro nome caso algum dos outros dois zagueiros não possam atuar, sendo o reserva imediato.
07 – Casemiro (Real Madrid-ESP) – Um dos titulares com toda a certeza, volante atualmente é um dos melhores do mundo na posição.
08 – Fabinho (Liverpool-ING) – Reserva imediato de Casemiro, jogador do Liverpool faz temporada muito boa e pode até brigar por uma vaga no time titular junto com o volante do Real Madrid.
09 – Fred (Manchester United-ING) – Um dos poucos que se salvam na temporada ruim do Manchester United, jogador tem a confiança de Tite e fez boas partidas nas Eliminatórias.
10 – Lucas Paquetá (Lyon-FRA) – Um dos nomes que mais se firmou ao longo das Eliminatórias, jogador do Lyon é titular absoluto no onze inicial de Tite e certamente estará no Catar.
11 – Neymar (PSG-FRA) – Principal jogador da seleção brasileira, camisa 10 está mais do que certo na Copa do Mundo.
12 – Vini Jr. (Real Madrid-ESP) – Fazendo temporada de altíssimo nível, atacante também tem vaga certa e briga pela titularidade.
13 – Raphinha (Leeds United-ING) – Agarrou bem as oportunidades que teve e é titular na ponta direita com méritos.
14 – Antony (Ajax-HOL) – Um degrau abaixo de Raphinha, atacante também tem a confiança de Tite. Titularidade na Olimpíada joga ao seu lado.
Bem Cotado
01 – Daniel Alves (Barcelona-ESP) – Mesmo com 38 anos, segue jogando em alto nível e é titular do Barcelona. Foi bem na Olimpíada e hoje é o favorito a ficar com a segunda vaga da posição.
02 – Gabriel Magalhães (Arsenal-ING) – Favorito a ficar com a quarta vaga, zagueiro é titular do Arsenal. Apesar de ainda não ter estreado pela seleção, tem sido convocado regularmente.
03 – Alex Sandro (Juventus-ITA) – A lateral-esquerda provavelmente é o setor onde Tite tem mais dor de cabeça hoje. O jogador da Juventus foi titular na maior parte das Eliminatórias, mas não tem vaga assegurada.
04 – Guilherme Arana (Atlético-MG) – O jogador do Galo é atualmente o principal nome na função no país, mas é outro que ainda não está certo no Mundial. A seu favor pesa o fato de ter jogado a Olimpíada.
05 – Alex Telles (Manchester United-ING) – Foi lembrado no início e no fim do ciclo e mostrou que está na briga por uma vaga.
06 – Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP) – Nome de confiança de Tite, lateral também sonha com vaga. Pesa contra a falha na final da Copa América 2021 e a polêmica da não vacinação.
07 – Bruno Guimarães (Newcastle-ING) – Crescendo de produção cada vez mais, meio-campista hoje é o favorito a ficar com a vaga de suplente. Última impressão foi a melhor possível.
08 – Philippe Coutinho (Aston Villa-ING) – Depois de recuperar o bom futebol com a saída do Barcelona, além de render bem na seleção, meia é o favorito a ficar com a vaga de reserva.
09 – Gabriel Jesus (Manchester City-ING) – Nome de confiança de Tite, ex-Palmeiras é importante taticamente e seu final de temporada também o deixa perto do Catar.
10 – Richarlison (Everton-ING) – Depois de um período de baixa, voltou a jogar bem e últimas duas rodadas das Eliminatórias o aproximaram do Mundial.
Corre por Fora
01 – Santos (Flamengo) – Medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, o arqueiro agrada ao técnico Tite, mas precisa que a Fifa aprove três novas convocações com a obrigatoriedade de um goleiro.
02 – Everson (Atlético-MG) – Assim como Santos, precisa da aprovação da Fifa em relação a novos convocados para poder brigar pela quarta vaga.
03 – Emerson Royal (Tottenham-ING) – Não aproveitou as chances que teve e deixou impressão ruim ao ser expulso no primeiro tempo contra o Equador, em janeiro.
04 – Felipe (Atlético de Madrid-ESP) – Fez parte do grupo no início das Eliminatórias, mas perdeu espaço no decorrer da campanha. Substituiu Gabriel Magalhães na última convocação, mas somente pelo fato de o atleta do Arsenal ter pedido dispensa.
05 – Gerson (Olympique de Marseille-FRA) – Ex-Flamengo oscilou durante a temporada, mas faz um bom final de campanha na França e torce por liberação da Fifa no aumento de vagas.
06 – Douglas Luiz (Aston Villa-ING) – Outro que torce pela liberação da Fifa de 26 jogadores convocados. Foi titular na Olimpíada e isso pode jogar a seu favor.
07 – Arthur (Juventus-ITA) – Apesar da recente convocação, jogador não vem apresentando um bom futebol e dificilmente será chamado caso a Fifa não aprove mais três nomes.
08 – Rodrygo (Real Madrid-ESP) – Reserva do Real Madrid, entra bem sempre que acionado e chegou a marcar pela seleção neste ano. Assim como outros, torce pela liberação de três vagas extras. Ótimo jogo contra o Manchester City pode pesar a seu favor na disputa por uma vaga
09 – Gabigol (Flamengo) – Não aproveitou muito bem as chances que teve, mas segue no radar. Precisará da liberação da Fifa e também terá que fazer grande temporada com o Flamengo.
10 – Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP) – Em situação parecida com a de Gabigol, atacante tem o trunfo de ter ido bem na Olimpíada.
11 – Gabriel Martinelli (Arsenal-ING) – Opção para o lado de campo, atacante faz boa temporada na Inglaterra, mas vê nomes à frente.
12 – Roberto Firmino (Liverpool-ING) – Começou o ciclo sendo convocado, mas perdeu espaço na seleção e também no Liverpool.
Convocação Difícil
01 – Lucas Veríssimo (Benfica-POR) – Era o favorito a ficar com a quarta vaga, mas uma grave lesão no joelho faz sua participação no Mundial ser extremamente difícil.
02 – Éverton Ribeiro (Flamengo) – Começou bem nas Eliminatórias e teve boa participação na Copa América, mas caiu de rendimento e viu a vaga ficar longe.
03 – Éverton Cebolinha (Benfica-POR) – Outro que começou as Eliminatórias com muito espaço, mas foi perdendo com o passar do tempo e hoje vê muitas opções para sua posição.
04 – Hulk (Atlético-MG) – Principal nome do futebol brasileiro atualmente, terá que repetir o rendimento do ano passado e torcer por liberação da Fifa para sonhar com a vaga.
05 – Pedro (Flamengo) – Jogador que agrada a Tite, mas tem poucas oportunidades no seu clube. Teria que reverter um quadro que hoje parece muito complicado.
06 – Edenilson (Internacional) – Jogador tem o reconhecimento de Tite, pois agradou o comandante quando trabalharam juntos no Corinthians e teve seu nome lembrado no ano passado algumas vezes. Porém, no momento a situação é bem complicada para o atleta Colorado.