Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • CMQ 01 010 (1)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

ENQUETE: A interrupção da Faixinha aos domingos

Nova enquete do Clic Camaquã debate o requerimento que sugere a interrupção de um trecho da Faixinha aos domingos; VOTE AGORA


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 04/03/2020 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Durante esta semana, o requerimento que sugere a interrupção parcial da Faixinha foi tema de debate nas redes sociais. A sugestão é para que a avenida Cônego Luis Walter Hanquet tenha uma das pistas interrompida, em um certo trecho, entre às 7h e às 13h de dois domingos ao mês para a prática de esportes, eventos culturais e para o lazer da população em geral, como já é feito em diversas outras cidades do Estado e do país.

Primeiro, confira a fala de partes a favor e contra o requerimento. Ao final desta matéria, você poderá votar na enquete, disponível na fanpage do Clic Camaquã no Facebook.

 

A favor da interrupção

Pelas redes sociais, os internautas do Clic Camaquã se posicionaram a favor e contra o requerimento. O internauta Paulo Lacerda comentou: “Olha só, acabei de fazer essa foto aqui da minha sacada, agora são 14:15 da tarde, hora de pico e podem ver: está tranquilo o fluxo.. E domingo pela manhã é vazio.

A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre

Também pelo Facebook, o internauta Tiago aprovou a sugestão: “Super apoiado! Custo praticamente zero para uma iniciativa que vai fomentar o esporte e o lazer em nossa cidade. Parabéns ao Marcelinho pela iniciativa e a todos os vereadores que votaram a favor desse projeto“.

A internauta Alessandra também viu o requerimento de forma positiva: “Só quem leu realmente o projeto sabe que ele não trará nenhum prejuízo…Em outras cidades ja acontece isso e pq aqui n iria dar certo?!! Com a “Avenida do lazer” ,nós esportistas teremos mais segurança e um lugar adequado para prática de esportes(corrida,caminhada,ciclismo,patins…etc),sem contar que diversas outras coisas podem ser feitas lá e o custo será zero…Do qual só irá beneficiar a comunidade camaquense até pq esporte e lazer precisam ser valorizados…Parabéns vereador Marcelinho por essa iniciativa!!

Na manhã desta terça-feira (4), o programa Bom Dia Camaquã recebeu o comentário semanal do vereador Marcelo Gouvêia, o Marcelinho. O parlamentar esteve no estúdio da ClicRádio e falou sobre o requerimento proposto por ele que foi alvo de debates nas redes sociais durante a última semana. O requerimento sugere a interrupção parcial da Faixinha para a prática de esportes no segundo e no último domingo de cada mês, das 7h às 13h.

O requerimento foi votado e aprovado nesta segunda-feira (2). De acordo com a justificativa do projeto, de autoria do mesmo vereador, o objetivo é proporcionar o espaço público para promover a prática esportiva e estimular atividade física e lazer. Marcelinho destacou que não haverá prejuízo ao tráfego de veículos, já que apenas um lado será bloqueado e haverá a segunda via como opção para o tráfego de veículos durante o período previsto.

Durante a entrevista, o vereador defendeu o requerimento e trouxe diversos pontos que foram questionados por internautas e colegas parlamentares. Quanto à prejudicar o acesso pelo trevo sul da BR-116 de Camaquã, o vereador afirmou que acredita que não haverá problemas, já que a interrupção ocorre em apenas dois domingos, das 7h às 13h e, ainda, em apenas um trecho da via.

Como uma das justificativas ao requerimento, Gouvêia relatou que diversos atletas, em especial ciclistas, praticam o esporte em vias que não oferecem segurança, o que o local poderia proporcionar. Ele destacou que por parte do goerno, não há apoio à esta causa: “Pra isso, boa vontade é 80%. Coisa que não temos visto no governo”, afirmou. Ele destacou que que com a ciclovia ao lado, haveria muito mais segurança aos pedestres que transitarem pelo trecho.

“Eu apresentei, mas o projeto não é meu. O projeto partiu dos esportistas de Camaquã, que vão até outras municípios, que trazem boas ideias que ocorrem em outras cidades para implantarmos em Camaquã.”, destacou. 

Dentre os exemplos, o parlamentar destacou que a interrupção parcial poderia viabilizar a realização de eventos culturas, a prática de esportes e até mesmo de aeromodelismo.

Marcelinho afirmou que caso o Executivo aceite a sugestão, a interrupção não trará danos aos moradores e comerciantes da via. “Quem leu, sabe que não traria prejuízo algum. […] Falo de quem leu, não de quem apenas chegou na sessão para votar”, disse Gouvêia. De acordo com o vereador, o requerimento foi muito bem trabalhado e não tem como objetivo trazer prejuízos ao fluxo de veículos, que poderia ser mantido no trecho em apenas uma via. 

Confira a entrevista completa a partir de 1h50min:

Pelas redes sociais, o vereador Marcelinho falou sobre o projeto:

A proposta visa fechar UMA via da “faixinha” (Av. Cônego Luís Valter Hanquet) para o tráfego de veículos no segundo e no último domingo de cada mês, das 7h às 13h, a via será a da direita, do acesso sul da cidade em direção ao centro, onde a outra ficaria com mão dupla no período para não prejudicar o fluxo, que, apesar de bem pequeno neste período, existe e dá acesso a UPA, ficando aberta a outra para ciclistas, para quem quiser fazer uma caminhada ou corrida, levar os filhos, andar de patins, patinete, skate e também para atividades artísticas e culturais, enfim, são inúmeras as opções em uma das avenidas mais importantes da cidade.

Cabe ressaltar que não haveria prejuízo para as indústrias e comércios locais, bem como para os moradores, inclusive na Paulo Belchior, pois ficariam com acesso livre. Os próprios esportistas entraram em contato com os empresários e moradores que concordaram com a proposta!

 

Contra a interrupção 

Há quem se posicione contra a aprovação do requerimento. O internauta Gilson contestou: “Poderiam fechar a faixinha, mas só acho necessário retocar as tintas das faixas, as de pedestres, ciclovias e a sinalização. Seria bem melhor, além de arrumar a iluminação”.

O internauta Eduardo também se posicionou contra e aproveitou o espaço para relatar problemas enfrentados na via: “Quem sabe iluminar ela? Pintar as faixas? Quebra molas? Pessoal que corre a noite e anda de bike? Não se vê nada! Não é só aos domingos que ela é usada“.

 Na manhã desta terça-feira (3), o programa Bom Dia Camaquã teve a participação semanal do vereador Vinícios Araújo (MDB). O líder de governo esteve no estúdio da ClicRádio e falou sobre diversos assuntos que foram destaque durante os últimos dias. Dentre os destaques de sua fala, Araújo falou sobre o requerimento que sugere a interrupação parcial da Faixinha, sobre a construção de uma nova floreira no Centro de Camaquã e sobre problemas com a acessibilidade junto ao Colégio Sete de Setembro. 

O requerimento que sugere o fechamento da Faixinha para a prática de esportes no segundo e no último domingo de cada mês, das 7h às 13h foi votado e aprovado nesta segunda-feira (2). De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é proporcionar o espaço público para promover a prática esportiva e estimular atividade física e lazer. O autor do projeto, o vereador Marcelo Gouvêia,  destaca que não haverá prejuízo ao tráfego de veículos, já que apenas um lado será bloqueado e haverá a segunda via como opção para o tráfego de veículos durante o período previsto. 

“Naquele local não tem cabimento”, disse Araújo, que durante a entrevista demonstrou contrariedade ao requerimento, ao qual foi um dos sete vereadores que votaram contra. Segundo ele, existem diversos motivos pelos quais o requerimento não é cabível neste momento. O parlamentar destacou que por ser uma das principais vias de acesso à cidade e a única asfaltada, o fechamento da mesmo poderia influênciar negativamente no fluxo de veículos. Além disso, ele afirmou que a interrupção da mesma poderia causar perigo de acidentes e atrapalhar no acesso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no translado entre a UPA e o Hospital Nossa Senhora Aparecida. 

Confira a entrevista completa a partir de 54min:

 

Com base nas informações acima, o Clic quer saber: você é a favor ou contra a interrupção parcial da Faixinha aos domingos?


  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • CMQ 01 010 (1)
  • 970×90
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)