Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • globalway (1)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • banner felice 2
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)

Projeto “Lidando com emoções no ambiente escolar” inicia nas escolas camaquenses

Desenvolvido pela Secretaria de Educação, projeto foi até a Escola Dr. Nadir Medeiros para conversar com estudantes


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 07/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta segunda-feira (7), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Nadir Medeiros, através da Secretaria Municipal da Educação, preparou um momento especial de formação aos alunos dos 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental.  A proposta foi explanar sobre os relacionamentos entre colegas e amigos, motivação para os estudos, relações entre familiares X situações de conflito, preconceito e Bullying.

A Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação – Carina Rosa, com formação em Curso Normal (Magistério), Pedagogia e Psicologia e, cursando Especialização em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, discorreu sobre essa temática.

O tema de sua fala foi “As redes que me constituem como sujeito”

Neste sentido, a mesma falou sobre as influências que formam e constituem a personalidade, que somos seres com características INDIVIDUAIS, porém da mesma espécie, portanto é importante estabelecer desde cedo atitudes de respeito para com o outro.

Falou ainda das relações com seus pares, a convivência com o próximo, a qual nem sempre é harmoniosa, mas que o pensar e ser diferente são o que determina o jeito de ser e viver de cada um, o que torna o mundo mais amplo e com maiores possibilidades.

Carina Rosa explicou sobre socialização e interação, as quais exigem atitudes de tolerância e compreensão para que possamos entender que todos tem o que contribuir para o nosso desenvolvimento e aprendizado.

1

Dentro dessa visão, a Assessora falou sobre o preconceito, a discriminação, os tipos de agressões: física, moral e psicológica, as quais machucam e ferem profundamente cada indivíduo, muitas vezes deixando marcas sérias para uma vida inteira. Nesse contexto, abordou sobre o Bullying, o qual faz parte dessa dinâmica extremamente negativa e que afeta muitas crianças, adolescentes e jovens que são vítimas dessa violência, ocasionando graves consequências e danos severos na autoestima, segurança, confiança e relações de afeto para com o outro, muitas vezes tornando a própria vítima, um agressor futuramente.

Após a explanação e exemplificação de muitos conceitos que envolvem as relações comportamentais e mentais dos indivíduos, Carina falou que cada um é responsável pelas por suas ESCOLHAS, que não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você irá fazer com o que fizeram com você. Falou também que cada um pode ser a pessoa que desejar ser, basta ter alvos, metas e propósitos de vida. Explicou que as pessoas não podem deixar que o que disseram ou fizeram com elas, determinem quem realmente elas são ou almejam ser. Sempre é possível exercer a mudança e que mudar a nossa história de vida e ser diferente e melhor do que esperam que sejamos, é libertador, pois a resposta está em nossas mãos para o que pretendemos ser.

Obviamente, a linguagem utilizada com os alunos foi apropriada para a sua faixa etária, mas em síntese o recado dado e aprofundado foi esse.

Uma das interfaces da inteligência emocional é saber lidar com as relações de conflito, saber estabelecer limites, saber dizer o “NÃO”, quando algo nos é prejudicial e saber enfrentar os problemas de forma ajustada, tranquila e equilibrada. Essa proposta de lidar com as emoções no ambiente escolar, contribui de forma muito efetiva para que tenhamos adultos que saibam administrar seus conflitos tanto internos, como externos.


  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • banner felice 2
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335