Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

Professores da rede municipal de Encruzilhada do Sul participam de capacitação em parceria com a UNISC

O programa tem como objetivo principal oferecer aos gestores e professores oportunidades de atualização e aperfeiçoamento pedagógico


Por Pablo Bierhals Publicado 30/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Prefeitura Encruzilhada do Sul

A Prefeitura de Encruzilhada do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, realizou na última quinta-feira (26) o Seminário de Abertura da capacitação docente: “A qualificação do processo didático-pedagógico nas escolas”.

O programa tem como objetivo principal oferecer aos gestores e professores oportunidades de atualização e aperfeiçoamento pedagógico, estimulando a reflexão sobre suas práticas e fornecendo ferramentas para que possam implementar metodologias inovadoras na gestão escolar e na sala de aula.

Pela manhã, no Centro de Formação Divina Providência, foram reunidos todos os gestores, supervisores, orientadores, professores e recreacionistas em um momento de aprendizado e descontração com o ator Pedro Delgado, que encantou a todos. Ainda durante a manhã, a Profª. Ms. Selma Brenner explanou sobre o tema “Avaliação externa, gestão escolar e aprendizado”.

Logo após, o tema abordado foi “A ação/reflexão da prática docente: os campos de experiência na Educação Infantil”, com a Profª. Drª. Márcia Vilma Murillo e Profª. Drª. Sandra Regina Simonis Richter.

No turno da tarde, o grupo foi dividido em dois locais de trabalho: Educação Infantil permaneceu no Centro de Formação Divina Providência e Ensino Fundamental na EMEB Machado de Assis. Os profissionais da educação infantil foram divididos em três grupos de trabalho com as temáticas: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e imagens. As temáticas foram conduzidas pelas professoras Márcia Vilma Murillo, Sandra Regina Simonis Richter e Susana Margarita Speroni.

Já o ensino fundamental foi dividido por escolas, conduzidos pelos supervisores de cada educandário e apoiados pelos técnicos da UNISC, onde puderam refletir sobre sua realidade, suas práticas pedagógicas, repensando estratégias para suas escolas. Segundo a administração municipal, foi um dia de grande aprendizado e trocas na busca de estratégias para melhorar a qualidade do ensino no município.


  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • CMQ 01 010 (1)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19