Pais e alunos realizam nova manifestação em Camaquã: “Nenhuma escola a menos”
A manifestação está ocorrendo nesta mamnhã de segunda-feira (7) em frente a Prefeitura Municipal de Camaquã

“Nenhuma escola a menos”, esse é o pedido de pais e alunos sobre as escolas que serão fechadas no interior de Camaquã. A manifestação está ocorrendo nesta manhã de segunda-feira (7) em frente a Prefeitura Municipal de Camaquã.
Manifestações e protestos contra o fechamento das Escolas:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Pais e alunos tem realizado diversos protestos e manifestações contra o fechamento das escolas Rui Barbosa, Sylvio Luiz e Vicente Garcia. As reivindicações iniciaram no dia 17 de outubro, quando o vereador Professor Claiton Silva utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para relatar a decisão do Poder Executivo.
Na 86ª Sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 24 de outubro, representantes das escolas Vicente Garcia e Otto Laufer realizram protesto em frente a Câmara. Os pais dos alunos também utilizaram espaço da tribuna solicitando exclarecimento do Poder Executivo.







Sobre o fechamento das Escolas:
Após estudo técnico realizado durante o ano de 2022, a Prefeitura de Camaquã definiu quais escolas do interior serão transformadas em Escolas Polo e quais serão fechadas. O relatório foi divulgado no dia 27 de outubro deste ano.
Uma das principais causas é a diminuição de alunos nas escolas do interior. Em entrevista à ClicRádio, o Secretário Municipal da Educação e Desporto (SMED), Nelson Egon Geiger Filho, destacou que entende todo o apelo emocional que a situação envolve, mas que a redução de alunos nas escolas envolvidas é um fator que tende a se agravar, inviabilizando a manutenção dos serviços em algumas escolas no futuro.
O estudo técnico abrange cinco escolas divididas em dois núcleos. No Núcleo 1 estão as EMEF João Beckel, na localidade de Querência; Rui Barbosa, na Chácara Velha; e Sylvio Luiz, na Vila Aurora. Os três educandários serão transformados também em uma única escola polo. Já o Núcleo 2 é composto pelas escolas Otto Laufer, na Vila Botafogo, e Vicente Garcia, no Bonito.
O estudo definiu que no Núcleo 1, a Escola João Beckel receberá alunos das escolas Rui Barbosa e Sílvio Luiz.
No Núcleo 02, a Escola Otto Laufer continuará funcionando e passará a atender os alunos da escola Vicente Garcia.