Mais de 100 municípios do RS comemoram os 200 anos de chegada dos primeiros imigrantes da língua alemã
Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas
Os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma comissão oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite desta quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Ospa pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A secretária-adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Ela afirmou que a união em torno das festividades é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas.
As ações do Bicentenário foram organizadas a partir de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, para planejar e organizar a agenda festiva. O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, destacou ações das subcomissões temáticas que atuam nas comemorações.
Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e a economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.
O cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn, disse ser uma grande honra presenciar esse momento. Ele parabenizou o Estado pela dedicação e empenho em comemorar a data. “Estou impressionadíssimo pela dedicação e também pela amplitude do trabalho da Comissão do Bicentenário. É realmente um reflexo da grandiosidade da sociedade civil aqui do Rio Grande do Sul”. Marc disse que comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro e reconheceu a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como a do Brasil. “Essa simbiose de tantas origens diferentes faz do Rio Grande do Sul, e dessa grande mistura que encontramos no Brasil, um modelo para o mundo, inclusive para a Alemanha”, concluiu.
Além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, universidades, escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil também integram a Comissão. A programação completa do ano do Bicentenário você encontra no site.